Tecnológicos / Defesa Cibernética
  • Site pos
Sobre o Curso
Contexto do Curso

O curso Superior de Tecnologia foi inserido no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia na sua 3ª Edição de 2016. A necessidade do curso se deu devido à disseminação do uso de recursos digitais que, invariavelmente, utilizará redes de computadores para se conectar a outros recursos. Fatos recentes revelaram a vulnerabilidade das informações no mundo online que deveriam estar resguardadas. Estas informações tem sido sistematicamente espionadas sejam por hackers que roubam informações sigilosas de pessoas, empresas que praticam espionagem de concorrentes até governos que, por justificativas de defesa nacional, espionam outros governos ou mesmo seus próprios cidadãos.

Objetivo Geral

O Curso Superior de Tecnologia em Defesa Cibernética está inserido no âmbito dos cursos de computação e informática e tem como objetivo graduar futuros profissionais líderes, com visão empreendedora, que possam atuar em planejamento, gestão, organização, controle, assessoramento e direção de organizações, dentro da área de gestão de projetos de segurança, gestão de segurança de sistemas, análise e desenvolvimento de sistemas de segurança, sistemas de informação e apoio a tomada de decisões, quer na administração pública quer na iniciativa privada.

Objetivos Específicos

• Conhecer e distinguir os conceitos e as ferramentas relacionadas à Defesa Cibernética.
• Aplicar os conhecimentos relacionados a redes de computadores para compreender a dinâmica e a problemática que envolve a Defesa Cibernética.
• Examinar criticamente os conceitos, alternativas e soluções relacionadas à implementação da Defesa Cibernética no âmbito da Tecnologia da Informação e Comunicação.
• Analisar os conceitos relacionados a redes de computadores, sistemas operacionais e aplicativos para contextualizar a Defesa Cibernética às necessidades específicas de cada organização.
• Gerenciar redes de comunicações, de forma precisa e eficaz, com ênfase na Defesa Cibernética.
• Desenvolver atitudes profissionais proativas e empreendedoras, propondo soluções inovadoras nas organizações no âmbito da Segurança da Informação.

Diferenciais Competitivos do Curso


O Curso Superior de Tecnologia em Defesa Cibernética tem sua integralização em 04 semestres. Isso é possível porque o curso conta com a infraestrutura existente e disponibilizada pela UCB para os cursos de TI. Além disso, essa graduação também possui um laboratório de informática específico para estudos e pesquisas em redes de computadores, no qual os estudantes têm a oportunidade de exercitarem, na prática, as teorias vistas em sala de aula.

O curso conta com um corpo docente formado por profissionais que atuam no mercado de trabalho na área que lecionam, agregando assim um forte desenvolvimento prático das atividades dos alunos, que é o foco dos cursos tecnológicos.
Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital