Graduação / Engenharia de Software
  • Bolsa
Engenharia de Software
Contexto do Curso

A Tecnologia da Informação (TI) apresenta características singulares. Trata-se de uma área de conhecimento jovem, com pouco mais de 50 anos de existência, que vem experimentando crescimento e transformações em ritmo acelerado, ao longo desse período. Acompanhando os crescentes desenvolvimentos teóricos e tecnológicos da área, também as aplicações e atividades profissionais relacionadas à computação passam por rápida evolução e expansão, com reflexos profundos no perfil de conhecimentos e habilidades necessárias para a formação adequada dos profissionais de TI.

Atenta às características de uma sociedade pautada na informação e no conhecimento, buscando o alinhamento com as demandas dos novos postos de trabalho relacionados à Tecnologia da informação no Distrito Federal e no Brasil, a Universidade Católica de Brasília cria em 2018 o curso de Engenharia deSoftware. O curso de Engenharia de Software da Universidade Católica de Brasília está voltado à especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, aplicando tecnologias e práticas de ciência da computação, do desenvolvimento de sistemas, da gestão de TI e de outras áreas de conhecimento, necessárias à organização, à produtividade e à qualidade na engenharia de software. Essas tecnologias e práticas englobam linguagens de programação, bases de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões e processos, oferecendo mecanismos para planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento de software. Os fundamentos científicos para a Engenharia de Software envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, projetar, implementar e manter sistemas de software, avaliando e garantindo sua qualidade.

O curso define eixos epistemológicos que incorporam conhecimentos e competências específicas a serem desenvolvidas pelo estudante ao longo de sua formação profissional. A composição desses eixos considera as Diretrizes Curriculares Nacionais (RESOLUÇÃO Nº 5, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2016) e também os Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação 2017 da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que, por sua vez, expressam as recomendações curriculares da IEEE Computer Society e da Association for Computer Machinery.

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital