Tecnológicos / Produção Audiovisual
  • Site pos
Produção Audiovisual
Vivemos numa verdadeira revolução, com incremento sem precedentes em quantidade, qualidade e finalidade das produções audiovisuais, usadas para apresentar ideias, empresas e produtos, tanto quanto para educar pessoas ou dar suporte a clientes. Ao se formar em Produção Audiovisual, o profissional abrange as formas de comunicação e produtos que transmitem som e imagem com movimento. Portanto, entram nessa lista todas as produções dirigidas à televisão, à internet e ao cinema, como filmes, vídeos, séries, documentários, animações, campanhas publicitárias, videoclipes, making of, entre outros.

Além disso, a importância de uma educação audiovisual é equivalente a um novo tipo de escrita para os mais diversos tipos de profissionais. Não apenas porque o estudante desenvolve sua capacidade de fazer uma leitura do mundo a partir da linguagem audiovisual, mas também porque aprende a se comunicar (e, logo, trabalhar) dentro do ambiente gerado por essa “escrita”. Vivemos em uma sociedade que não pode mais ignorar o poder das imagens, e em que a prática audiovisual se tornou um dos elementos fundamentais para se atuar nela e compreendê-la. Nosso curso, presencial e com duração de dois anos, fornece ferramentas para o domínio da técnica e da linguagem audiovisuais, além de suporte para compreensão e interpretação do mundo gerado por essas imagens.

Tendências para o Audiovisual

A Produção Audiovisual vai dominar cada vez mais a paisagem da comunicação. Um dado mostra claramente essa tendência: atualmente 64% de todo tráfego da internet é de pessoas assistindo a vídeos. Em 2019, esse número chegará a 80%, segundo o white paper da Cisco. Os vídeos vão dominar também a educação e o treinamento de pessoas; seja em empresas ou instituições de ensino, o uso de produções audiovisuais para ensinar pessoas é uma tendência que não vai sair da lista tão cedo.

A internet e a vida online proporcionaram novas formas de comunicar e, consequentemente, de movimentar a economia. Seja no setor empresarial, no setor público ou nas áreas culturais (economia criativa), o audiovisual se tornou moeda e forma de expressão para que grandes e pequenos empreendimentos sejam realizados. Ele está intimamente ligado às tendências dos influenciadores digitais, das startups, dos youtubers, da comunicação empresarial, das séries de TV, da comunicação interpessoal, entre outros. Isso tudo, além de seus campos de origem: o cinema e a televisão. Pode-se dizer com certeza que ignorar o audiovisual é um problema determinante para quem quer seguir as profissões do presente e do futuro.

Mercado Audiovisual

O Setor Audiovisual foi responsável pela geração direta de 98,7 mil empregos com CLT e 107,6 mil empregos indiretos, em 2014. A remuneração média no segmento chegou a R$3.685,02, em 2014, cerca de 64% acima da remuneração média do total da economia. Estima-se que a receita das empresas do setor seja de cerca de R$ 42,7 bilhões de reais (em valores do final de 2015).

Um profissional de Audiovisual estará capacitado a trabalhar praticamente em qualquer outro setor de hoje em dia, pois, integrado ao marketing digital e às redes sociais, todo tipo de empreendimento precisará, em algum momento, de viabilizar uma produção dessa natureza. Além do setor privado, no qual o audiovisual está inserido no contexto da publicidade, no setor público existe alta demanda, seja em trabalhos específicos, como campanhas políticas, quanto em fundos e produções patrocinadas para os mais diversos fins, como arte e cultura.

Diferenciais

A UCB fornece um corpo docente qualificado formado por professores mestres e doutores com experiência acadêmica e de mercado. A Universidade possui câmpus em Taguatinga e na Asa Norte, com laboratórios e núcleos de fotografia, rádio, TV e fotografia com equipamentos de ponta e técnicos preparados. A grade curricular do curso de Produção Audiovisual da UCB é enxuta e voltada para o mercado de trabalho.
Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital