Graduação / Jornalismo
Seta de Navegação Seta de Navegação
  • Banner Curso
  • A UCB está cada dia MELHOR!
Jornalismo
Em um cenário que passa por constantes mudanças na comunicação, o curso de Jornalismo da Universidade Católica de Brasília (UCB) visa ampliar a percepção crítica do estudante, incentivar a capacidade de expressão e formar profissionais aptos a encarar, de forma ética e criativa, as rotinas dos diversos veículos e setores comunicacionais. Além disso, trabalha-se com a proposta de fortalecer a produção de notícias e conteúdo jornalístico a partir de um alto desempenho profissional, como contraponto à produção amadora de conteúdos informativos. O curso de Jornalismo da UCB conta com uma equipe de professores altamente capacitada e atualizada sobre os fenômenos comunicacionais que afetam a sociedade, do analógico ao digital. O jornalismo faz com que o estudante conheça o mundo e ajude a sociedade a conhecê-lo.

O curso estimula a participação dos estudantes em congressos, conferências, pesquisas, festivais, eventos interdisciplinares, estágios supervisionados e viagens de estudos, pois isso proporciona uma melhor formação ao profissional.
Conta também com uma ampla estrutura laboratorial, para que o estudante possa praticar as diversas modalidades da produção jornalística e de comunicação no ambiente universitário, sendo orientado por um corpo docente qualificado.
Apto a investigar, escrever, editar e divulgar fatos cotidianos, fenômenos e informações de interesse público e de públicos segmentados, o jornalista precisa ter domínio da língua portuguesa, técnicas de redação e, a depender da área escolhida, softwares de edição de textos e de imagens.

Mercado

O mercado hoje vive um momento de transição dos meios de comunicação. As mídias digitais (blogs, portais, redes sociais e TV digital) estão em alta, devido ao momento de ascensão dessas tecnologias. Novas maneiras de criar conteúdo estão sendo adotadas, como também, novas plataformas. Esse cenário traz uma conexão maior com um público que vive cotidianamente com essas mídias.

O profissional de jornalismo pode atuar em jornal impresso, webjornalismo, emissoras de rádio e TV, assessorias de comunicação em empresas privadas, governamentais e do terceiro setor. O Distrito Federal é considerado o segundo mercado de trabalho do Brasil para a prática do exercício da profissão de jornalista, superado somente pelo Estado de São Paulo. No processo de seleção, o fator determinante para a escolha do jornalista se dá na preparação do profissional para lidar com o cenário tecnológico e especialmente na bagagem intelectual conquistada ao longo do seu curso.

Informações Gerais

Tipo de curso: Bacharel
Turno: Manhã e Noite
Duração: 4 anos
Telefone: (61) 3356-9237/9104/9669
Notícias

UCB é a mais premiada no Intercom

UCB é a mais premiada no IntercomFotos: Bell Vilanova
19/06 - Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda conquistaram a maior quantidade de troféus na Expocom, premiação promovida na edição regional da Intercom
Acontece
  • Exposição “Musicor”
  • Resultado – SIAE 2017
11/05 - A mostra ficará aberta ao público das 7h40 às 22h50, até o dia 23 de junho, no Espaço Cultural da Biblioteca Central da UCB
12/05 - Confira aqui o resultado do Sistema Interno de Avaliação do Estudante.
Acontece em Jornalismo
02/06 - Evento promovido pelo curso de Comunicação debateu assunto sugerido por representantes de...
26/05 - Cultura das ruas trouxe para a Universidade Católica de Brasília painéis de grafite, dança...
16/05 - Projeto reúne alunos de Gastronomia, Nutrição e Jornalismo
15/05 - A série de reportagens “Xô Privilégio: hora de tirar os políticos da redoma” rendeu reconhecimento...
Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A - CEP: 70330-710 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3226-8210
Quem faz? Moringa Digital