Extensão / Alfabetização Cidadã
  • 50 por cento
Descrição do Programa
Alfabetização
O Projeto de Alfabetização de pessoas jovens e adultas da Universidade Católica de Brasília - Alfabetização Cidadã - é um projeto social de caráter filantrópico, que atende pessoas com idade acima de dezoito anos que não são alfabetizadas. Pessoas que possuem vulnerabilidade social, desamparo, carências de diversas instâncias e, portanto, não possuem apoio nem incentivo para iniciar e dar continuidade à vida acadêmica. As atividades de alfabetização acontecem tanto na própria UCB quanto nas comunidades carentes ao redor da Universidade.

Alfabetização Digital
Além do Projeto de Alfabetização, surge a necessidade também de proporcionar às pessoas o acesso à informação através de uma proposta de Alfabetização Digital. A finalidade é a de se trabalhar com a modalidade de qualificação – socioprofissional – formação e capacitação com usuários da comunidade, famílias, grupos, jovens e adultos. O curso de Alfabetização Digital do Projeto Alfabetização Cidadã funciona na própria Universidade – de segunda a quinta-feira, manhã e tarde.

Objetivo:
Promover o desenvolvimento institucional de um projeto social que concede benefícios de proteção social básica através da alfabetização, desenvolvendo potencialidades e capacidades relacionadas à leitura, à escrita e às tecnologias de linguagem, dentro de um quadro amplo de educação para a cidadania, de uma população que vive em situação de vulnerabilidade social, decorrente de pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos, residentes nas regiões administrativas de do Distrito Federal.

Localidades:
- UCB;
- Areal;
- Samambaia Sul e Norte;
- Riacho Fundo II;
- Varjão;
- Recanto das Emas;
- Brazlândia;
- Varjão.

Grupo Atendido:
- Pessoas adultas que possuem vulnerabilidade social e vivem em situação de risco acima de 18 anos e que possuem renda per capita de R$ 400;

Voluntários:
Qualquer pessoa pode ser voluntária do Projeto Alfabetização Cidadã. Alunos da Universidade Católica ou de outras Instituições de Ensino podem participar, trocar experiências e contribuir na Erradicação do Analfabetismo no DF.

Parceiros:
- Rotary Taguatinga;
- Rotary Taguatinga Ave Branca;
- Rotary Centenário;
- Rotary Brasília;
- Rotary Taguatinga Norte;
- Rotary Taguatinga Sul;
- Rotary Lago Sul;
- Rotary Brasília Aeroporto;
- Casas Da Amizade de Taguatinga;
- Rotary Brasília Sudoeste.

Documentos Necessários para inscrição:
- Cópias de: CPF, RG, Comprovante de Renda e Comprovante de Residência

Gestora: Maria de Lourdes de Almeida Silva
Contatos: mariala@ucb.br / (61) 3356-9162
Localização: Câmpus I, Bloco L, Sala 19

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital