Acontece
07/03/2018 até 31/03/2018
Serviço de Orientação e Acompanhamento Psico-Pedagógico – SOAPPe
Serviço de Orientação e Acompanhamento Psico-Pedagógico – SOAPPe
O SOAPPe busca contribuir, numa perspectiva de cuidado, com qualidade de vida, dos estudantes e funcionários, em seus aspectos pedagógicos e psicológicos implicados no desempenho acadêmico e profissional, com vistas ao desenvolvimento integral e autônomo.

Trabalhando com a inclusão social e acadêmica do estudante, em seus aspectos biopsicossociais o SOAPPe segue com a finalidade de desenvolver ações que defendam a oportunidade de reconhecer cada sujeito como uma pessoa integral, nas suas possibilidades e seus interesses, buscando contribuir para a diversidade nas relações que são construídas dentro do espaço universitário.

Todos os serviços ofertados pelo SOAPPeI somente poderá ser consolidado mediante:

- matrícula regular na UCB;
- preenchimento de ficha de atendimento no setor.

SERVIÇOS OFERECIDOS:

Atendimento Psicológico Clínico e Escolar ( Individual e em grupo)

Atendimento Pedagógico e Psicopedagógico ( Individual e em grupo)

O SOAPPe disponibiliza atendimentos de curta duração com sessões de terapias breves (8 atendimentos)

Atendimento psicológico clínico e escolar individual e em grupo:

o Atendimento Psicológico individual Clínico: Consiste em atendimentos individuais, num período de dois meses (08 sessões), uma vez por semana, sendo 50 minutos de duração para os atendimentos. Visa prestar intervenções terapêuticas breves, de forma a atender os estudantes e funcionários da Universidade em situação de vulnerabilidade emocional, oferecendo um espaço de escuta, orientação, conscientização e prevenção, com o intuito de promover a melhoria da qualidade de vida desta comunidade. Ressalta-se também que são oferecidos atendimentos em caráter de urgência, com o intuito de favorecer uma intervenção imediata às pessoas que estão em situação de crise.

o Atendimento Psicológico individual Escolar: Atendimentos individuais, num período de dois meses (8 sessões), uma vez por semana, com duração de 50 minutos. São sessões de terapia breve a estudantes e colaboradores da Universidade considerando os aspectos biopsicossociais e interacionais que interferem nas vivências acadêmicas dos estudantes, buscando construir uma atuação mais ampliada no que se refere à compreensão dos fatores envolvidos no cotidiano Universitário.

• Atendimento Psicológico em grupo: Atendimentos psicológicos em grupo, com duração de uma hora e meia, por um período de até dois meses (máximo de 08 sessões). Trata-se de um espaço de compartilhamento de experiências, ansiedades, desafios e possibilidades próprias do ambiente acadêmico. Sob a coordenação de psicólogas, os estudantes, gradativamente, vão ressignificando acontecimentos e experiências, em direção a uma postura de autonomia e reflexividade, portanto de conhecimento aprofundado de si. Fato tão necessário para o processo de construção do conhecimento e de formação profissional no qual estão inseridos.

Orientação Psicopedagógica individual: atendimento oferecido aos estudantes da Universidade, visando auxiliar em dificuldades, transtornos e distúrbios de aprendizagem. A atuação da psicopedagogia no atendimento de estudantes não se trata de reforço escolar, nem tampouco de monitoria, mas sim um apoio na organização e estruturação dos estudos, colaborando para o aprimoramento da autoconfiança. Consiste em atendimento individual, num período de dois meses (08 sessões), uma vez por semana, com duração de 50 minutos à uma hora, coordenados por uma psicopedagoga.

Orientação Pedagógica: atendimento aos estudantes e funcionários da Universidade Católica, apoiando-os em suas dificuldades ao longo do curso, além de prepará-los para um projeto de vida satisfatório, considerando seu momento existencial e acadêmico de forma a dar suporte no processo de ensino-aprendizagem e seu desenvolvimento pessoal e profissional. Consiste em atendimento individual, num período de dois meses (08 sessões), uma vez por semana, com duração de 50 minutos à uma hora, coordenados por uma psicopedagoga.

Reorientação profissional: São realizados atendimentos individuais e em grupo para estudantes da Universidade quanto à reorientação profissional. Os atendimentos individuais e em grupo de reorientação profissional são realizados em oito sessões, uma vez por semana.
Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital