Graduação / Jornalismo
Notícias
Jornalismo
02/06/2017 - 10:16
Saúde mental na universidade é tema do UCB Meetings
Evento promovido pelo curso de Comunicação debateu assunto sugerido por representantes de turma
Idealizado por estudantes de Comunicação, o UCB Meetings acontece anualmente com a proposta de dialogar sobre assuntos atuais relacionados às áreas do Jornalismo e da Publicidade. Neste ano, como sugestão dos representantes de turmas, o evento expandiu a temática abordando uma questão que se faz presente na Universidade: a saúde mental no ambiente acadêmico. O debate aconteceu no auditório do bloco K, na última segunda-feira, 29, às 9h30, com a presença dos professores de psicologia Alexandre Cavalcanti Galvão e Priscila Nascimento e a mediação do professor de Comunicação Social, Gerson Scheid.

Na abertura, o professor Gerson contextualizou o tema citando o aumento dos casos de suicídio entre jovens, as divulgações do jogo “Baleia Azul” e a popularização da série "13 Reasons Why".

Na sequência, o professor Alexandre falou sobre o que é a saúde mental. Com explicações que começaram desde a filosofia de Descartes, com uma separação dos estudos entre mente e corpo, foi possível dar uma base para a conversa com os alunos. Ao relacionar Psicologia e Comunicação, Alexandre tocou em pontos como o impacto da tecnologia no bem-estar psicológico, a retratação do suicídio na mídia e o meio termo buscado entre esforços profissionais e satisfações pessoais. “O senso de comunidade é muito importante para que o indivíduo tenha uma boa saúde mental. Essas conexões pessoais acabam se perdendo um pouco com a tecnologia, que expandiu fronteiras, mas quebrou um pouco desse senso”, disse.

A interdisciplinaridade continuou presente no evento, que também questionou o papel das notícias falsas na deterioração do emocional, comum em exemplos como o desafio da “Baleia Azul”. Gerson avaliou que, nesse jogo, a disseminação de fake news foi um fator relevante para a ampliação de casos de suicídio entre jovens. Por isso, alertou sobre a importância do combate às notícias falsas: “Até mesmo jornais compartilham notícias sem verificar a fonte, porque a internet trouxe uma valorização das informações rápidas que muitas vezes distorcem assuntos, prejudicando vários grupos de pessoas”, acrescentou.

Também foram apontados caminhos para a valorização da saúde mental no ambiente acadêmico. A psicóloga Priscila Nascimento deixou clara a necessidade de se ter acompanhamento profissional nessa fase. Outro tópico da conversa foi o olhar para si próprio, com ações que façam os estudantes passarem pelos variados momentos na Universidade sem que se jogue para baixo do tapete as emoções que não agradam. “É importante que a gente viva cada momento da vida, mesmo a tristeza ou o luto. As felicidades também, claro. Não podemos acumular os sentimentos, porque nós não vamos dar conta de lidar com tudo”, explicou Priscila.

Assim, a valorização de situações que dificilmente serão vividas da mesma forma em outro momento da vida, se não o acadêmico, foi colocada como crucial. Os momentos de lazer, a convivência diária e pessoal com amigos e o ouvir o próximo, que pode estar dando sinais de desgaste emocional, são contatos que a universidade propicia de uma forma mais intensa do que em outras situações da vida. Por isso, o diálogo teve fim com conselhos como esses, que podem servir como um “empurrão” para fora da cama em dias de desânimo com a vida acadêmica.

Serviços
Acompanhamento psicológico da Universidade Católica de Brasília
● Atende estudantes da UCB em dias e horários combinados com o psicólogo.
● Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira: 8h às 22h e sexta-feira: 8h às 21h.
● Localização: Câmpus I, Bloco A, sala 105.
● Contato: (61) 3356-9323
● Gratuito.

Centro de Valorização da Vida

● Realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.
● Contatos: 141 ou http://www.cvv.org.br/
Acompanhamento terapêutico – Priscila Nascimento
● Atendimento infanto-juvenil e adulto
● SGAS 910 Mix Park Sul Bloco E sala 133 – Asa Sul, Brasília
● (61) 99155-1736
● priscila.nascimento@outlook.com


Alan Rios

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital