Graduação / Jornalismo
Notícias
Jornalismo
19/06/2017 - 18:54
UCB é a mais premiada no Intercom
Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda conquistaram a maior quantidade de troféus na Expocom, premiação promovida na edição regional da Intercom
  • UCB é a mais premiada no Intercom
  • UCB é a mais premiada no Intercom
Esquerda Fotos: Bell Vilanova Direita
Semestralmente, estudantes, professores e pesquisadores dos cursos de Comunicação se encontram no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, nas edições regionais e nacionais do evento. Depois de ter conquistado a maior taxa de trabalhos aceitos na etapa Centro-Oeste, os alunos da Universidade Católica de Brasília se destacaram também na premiação da cerimônia, a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – Expocom, com o maior número de produções vencedoras.

Ao todo, 15 troféus voltaram na bagagem dos alunos que viajaram para a sede do evento deste ano, a Universidade Federal de Mato Grosso, incluindo o prêmio que abriu a cerimônia de encerramento, o título de instituição de ensino com maior participação de trabalhos no Congresso. Os produtos premiados foram produções das disciplinas do curso de Comunicação Social dentro das categorias Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção Transdisciplinar, Relações Públicas e Comunicação Organizacional e Rádio, TV e Internet. Os trabalhos vencedores desta edição Centro-Oeste da Expocom ainda garantiram vaga para a disputa nacional, que acontecerá entre os dias 4 a 9 de setembro na Universidade Positivo, em Curitiba (PR).

Alessandro Resende foi um dos destaques. Recém-formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, ele foi premiado com três trabalhos: o curta-metragem "02 da Manhã", como diretor, roteirista e produtor executivo; o videoclipe "Vitruvian Man", como assistente de direção e coautor; e o roteiro "(O)", também como coautor. Em sua opinião, ser premiado nesse congresso vai muito além de voltar para casa com troféus: “essas premiações geram visibilidade para os trabalhos e possibilidade de contato com outros profissionais da área. Por exemplo, o curta-metragem com que ganhei o prêmio de melhor filme de ficção pode ser apresentado como um produto prestigiado por um congresso. Então, isso traz um fortalecimento curricular e um caminho maior para seguir com outros projetos”.

Além dos prêmios, a Intercom possibilitou entre os dias 12 e 14 de junho uma troca de experiências entre comunicadores, que puderam participar de mesas de debates, oficinas, minicursos e exibições de trabalhos. Para a estudante da UFMT do oitavo semestre de Publicidade, Amarílis França, essa troca de experiências entre alunos de diferentes universidades e estados é importante para o estudo do campo comunicacional: “a comunicação precisa disso, ela não pode ficar restrita dentro de uma sala de aula, com as mesmas pessoas sempre”.

Confira a lista dos trabalhos premiados:
Filme de ficção: 02 da Manhã
Alessandro Paolo Souza Resende

Filme de animação: Era uma vez
Bárbara Machado da Silva Brito

Videoclipe: Vitruvian Man
Caio Eduardo Almeida Santos Sousa

Roteiro de ficção: Roteiro do Curta Metragem (O)
Mariane Cunha Barbosa Lima

Fotografia em movimento: Meu Profe na UCB
Daniel José de Castro Silva Zacariotti

Agência Jr. de Jornalismo: Olfato
Aline de Brito Cardoso

Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo: Crônicas audiovisuais para cobertura de evento
Alan Rios Araújo

Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião: Mais que uma lenda: Louca e Fora dos Padrões Tereza Bicuda, símbolo histórico de uma pequena cidade do Goiás, representa uma legião de mulheres do Brasil Colônia.

Lorena Braga de Siqueira

Filme publicitário: VT - O Seu Olhar Pode Mudar Histórias
Iago Martinho Kieling

Fotografia Publicitária: Omissão Como Fator Multiplicador
Víctor Henrique Lacerda da Silva

Anúncio impresso: Canetas Bic
Janaína Verônica da Silva Araújo

Design Gráfico: Psicopato
Paula Lima de Melo

Ensaio fotográfico artístico: A Essência de Pensar
Lucas Antônio Braga

Programa laboratorial de TV: XV Secomunica: a cobertura ao vivo
Lucas Sena e Silva Lélis

Alan Rios

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital