Notícias
10/08/2017 - 09:03
Curso de Ciências Biológicas recebe Selo CFBio de Qualidade
UCB está entre as 18 instituições contempladas na edição de 2017. Curso é o primeiro do DF e do Centro-Oeste a alcançar certificação, que avalia, principalmente, o projeto pedagógico e a matriz curricular
Curso de Ciências Biológicas recebe Selo CFBio de Qualidade Foto: Divulgação
O Conselho Federal de Biologia premiou as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do país com o Selo CFBio de Qualidade de cursos de Ciências Biológicas, em 2017, sendo que o curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Brasília (UCB) é o primeiro do DF e da região Centro-Oeste a receber o Selo, considerando instituições particulares e públicas. Conferido a um restrito número de cursos, a pré-seleção foi feita por meio da nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação.

A UCB está entre as 18 instituições contempladas com a certificação, que levou em consideração critérios avaliados em 2016, como projeto pedagógico, matriz curricular, perfil do egresso, qualidade dos Trabalhos de Conclusão de Curso, projetos de pesquisa e de extensão, características do corpo docente, como titulação e regime de trabalho, e Estágio Supervisionado. Cerca de 200 cursos de Licenciatura e Bacharelado participaram da 2ª edição do Selo CFBio.

Segundo a coordenadora do curso, a professora Luciana de Mendonça Galvão, a nova matriz da UCB foi premiada e reconhecida nacionalmente. “O Selo chancela a excelência que buscamos cotidianamente na Católica. O curso de Ciências Biológicas é destaque no mercado com formação acadêmica, o que resulta em um profissional ético comprometido com o desenvolvimento sustentável”, explicou.

O resultado foi divulgado no mês de junho, na página do CFBio, e a outorga do Selo criado para premiar cursos de graduação em Ciências Biológicas que prezam pela qualidade acontecerá em setembro, em solenidade em Brasília.

Para a professora Luciana Galvão, a conquista do selo é o resultado de um trabalho em conjunto desenvolvido por docentes, colaboradores e estudantes. Ela atribui a premiação do curso graças ao projeto pedagógico reformulado em 2016, às experiências em estágios obrigatórios em diferentes instituições e empresas, com amplo contato com o mercado de trabalho, e ao uso de metodologias ativas. “Somos motivados a nos debruçar sobre o projeto pedagógico e refletir sobre a relevância de nosso planejamento visando a formação de profissionais de alta qualidade e qualificação. Desde o início do curso, os docentes se esforçam para manter fluxos de projetos e orientar estudantes em núcleos de pesquisa”, ressaltou.

Selo CFBio de Qualidade

Concedido a cada dois anos, o Selo CFBio de Qualidade de cursos de Ciências Biológicas foi criado por meio da Resolução nº 352/2014, com o intuito de contribuir para a melhoria dos cursos de Ciências Biológicas no País. A Portaria n° 211/2016 regulamentou a concessão do Selo, o processo de avaliação foi realizado a partir de indicadores do Projeto Pedagógico de Curso, Instrumentos de Avaliação do Curso/MEC e Atuação Profissional dos Egressos.

Com o objetivo de valorizar o ensino das Ciências Biológicas no Brasil e zelar pela qualificação de profissionais de Biologia ao seguir princípios éticos e de excelência profissional, o Selo fomenta o Sistema CFBio/CRBios para que as Instituições de Ensino Superior exerçam sua função social. A Comissão CFBio de cursos, composta por cinco membros titulares e um suplente, escolhidos entre integrantes da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP/CFBio), e um Biólogo convidado, com experiência em formação superior, é responsável pela avaliação.

A primeira edição do Selo aconteceu em 2015, quando foram agraciados onze cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas do País. Na ocasião, as IES receberam troféu e certificado em uma solenidade durante o Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de cursos de Ciências Biológicas, em Brasília.

Anny Cassimira

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital