Graduação / Física
Notícias
Física
06/07/2017 - 09:57
The Science Dream Girls
Crianças entre 9 e 11 anos, da Escola Classe 106 Norte, vivenciaram um dia de cientista na UCB
  • The Science Dream Girls
  • The Science Dream Girls
  • The Science Dream Girls
  • The Science Dream Girls
Esquerda Foto: Joanita Basto Direita
A fim de tornar a participação das estudantes do curso de Física da Universidade Católica de Brasília (UCB) mais presente e engajada em assuntos da área e correlacionados nasceu, dentro da disciplina Física Aplicada I, o projeto “The Science Dream Girls”, que conta com o apoio da Esquina da Ciência Benjamin Franklin, localizada na Biblioteca Central.

Após vários encontros e discussões sobre o papel do cientista na sociedade, as participantes do projeto concluíram que o mais importante é a promoção da educação científica, por isso, realizaram no último dia 22 de junho, uma tarde educativa e recreativa com crianças da Escola Classe 106 Norte.  O evento “Cientistas por um dia na Universidade Católica de Brasília”, contou com 47 crianças, com idade entre 9 e 11 anos, que assistiram a uma minipalestra sobre o que é ser cientista. Após essa atividade, todos se dirigiram para os laboratórios do curso de Física onde foram realizados diversos experimentos. Para encerrar a visita, foi oferecida uma oficina de construção de foguetes.

Entenda o projeto
Historicamente, o campo das ciências carrega o estereótipo de atividade exclusivamente masculina. “Por conta disso, garotas que se identificam com a temática e buscam empreender na área se deparam com comentários sexistas como “ciência é coisa para homem”, “matemática não é coisa para menina”, ou ainda, “como engenheira, você vai ser o sucesso da obra”, no meu entendimento, isto é inaceitável”, revelou o professor do curso de Física, Diego Nolasco.

A proposta do “The Science Dream Girls” consiste em reuniões semanais com o objetivo de discutir formas inteligentes de desenvolvimento de práticas e comportamentos que resultem na adoção de posturas mais respeitosas, a princípio, das garotas para com elas mesmas e, em seguida, de toda sociedade para com cientistas do sexo feminino em geral.

“Mesmo não sendo do sexo feminino, tenho mãe, sou casado com uma mulher e pode ser que no futuro eu seja pai de uma menina. Assim, resolvi começar um trabalho que tem como principal objetivo, mostrar para as 15 garotas da disciplina de Física Aplicada I, que elas estão no lugar certo, no curso certo, na Universidade certa”, ressaltou o professor. A ideia é que o desenvolvimento de uma mentalidade antissexista resulte em ações contra o pré-conceito entre feminino e masculino.


Carolina Matos e Diego Nolasco

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital