Notícias
10/07/2017 - 11:35
Idosas artesãs constroem guia de educação alimentar e nutricional
A iniciativa do PAS em parceria com o CCI propôs a elaboração de uma pirâmide alimentar para ensinar os idosos do projeto CCI sobre a importância dos alimentos para manutenção da saúde.
  • Idosas artesãs constroem guia de educação alimentar e nutricional
  • Idosas artesãs constroem guia de educação alimentar e nutricional
  • Idosas artesãs constroem guia de educação alimentar e nutricional
  • Idosas artesãs constroem guia de educação alimentar e nutricional
  • Idosas artesãs constroem guia de educação alimentar e nutricional
  • Idosas artesãs constroem guia de educação alimentar e nutricional
Esquerda Fotos: Divulgação Direita
As idosas artesãs do Centro de Convivência do Idoso (CCI), em parceria com o Projeto Alimentação Saudável (PAS) do curso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília (UCB), confeccionaram uma pirâmide alimentar feita de tecido feltro. Para mostrar que uma alimentação saudável variada e moderada contribui para a manutenção da saúde, as artesãs costuraram diversos grupos alimentares, como carboidratos, fontes de energia, vegetais e frutas, proteínas de carnes, grãos, laticínios, lipídeos e açúcares.

O Projeto Nutrição foi desenvolvido durante o 1º semestre de 2017 e teve o encerramento realizado no dia 21 de junho, com a entrega oficial dos materiais e um lanche saudável preparado pelo PAS. Durante as atividades, foram proporcionadas aulas de educação alimentar e nutricional para colaborar na construção da pirâmide. A coordenadora do curso de Nutrição, Cristine Savi Fontanive, explicou que as aulas abordaram a importância dos alimentos. “Elas receberam dicas e conheceram as funções de cada alimento em nosso organismo”, disse.

Segundo a coordenadora Cristine Savi, o trabalho realizado pelas idosas do CCI para o Projeto Nutrição foi um momento de convivência, troca de experiências e de diversão. Ela explicou ainda que o trabalho de produção do material lúdico para apresentar em eventos em feiras e escolas foi realizado com amor e dedicação. “Foi uma troca maravilhosa! Recebemos um material excelente para levar informação à comunidade e as idosas tiveram momentos de melhora da autoestima e de aprendizagem sobre nutrição. Com as aulas, recebemos informações importantes sobre a qualidade da dieta delas também”, explicou.

Patrícia Marques de Sousa, nutricionista e técnica especialista da Clínica-Escola de Nutrição (CENUT), foi uma das idealizadoras do projeto e acompanhou todo o processo de produção da pirâmide, que revela a importância dos diferentes tipos de alimentos e as proporções ideais de consumo diário em cada refeição. No dia da entrega, o PAS serviu um brigadeiro de biomassa da banana verde, além de diversos alimentos funcionais. “Antes, possuímos um material educativo apenas em imagens, como banners. Então, lembrei-me das idosas artesãs do CCI e conseguimos fechar uma parceria, na qual a Católica arcou com as despesas dos materiais e elas produziram os alimentos. A pirâmide será muito útil em atividades educativas e lúdicas com crianças dentro e fora da Universidade, como em visitas a creches e escolas”, frisou.

O benefício do artesanato
Emocionadas, o depoimento das idosas marcou a entrega da pirâmide. Uma delas conseguiu vencer a depressão com a rotina de produzir os materiais em grupos harmoniosos. “Ela reviveu e mudou a sua vida”, lembrou a professora Cristine.

Maria Erbenes da Silva Melo trabalha há 25 anos com artesanato e foi voluntária por quatro anos no CCI. Hoje, é professora e coordena seis turmas,que trabalham com feltros, customização, reciclagem, patchwork e biscuit. Aproximadamente 15 idosas participaram do grupo, que se reunia todas as quartas-feiras. “Elas ficaram emocionadas com o resultado do trabalho. Tive a ideia dos moldes e ensinei passo a passo como seria feito o trabalho com feltros. Fizemos os alimentos em tamanho real e ainda elaboramos um livro didático com os alimentos em miniatura. Cada peça era uma troca: de criação, de conhecimento e de conversas em grupo. Quero mostrar que as idosas produzem e fazem um trabalho de excelente qualidade. Foi um prazer participar deste projeto!”, afirmou.

Pirâmide alimentar 

A pirâmide alimentar fornece orientações para uma alimentação saudável e a correta ingestão de nutrientes, com o número de porções recomendadas diariamente. O guia alimentar apresenta oito grupos: carboidratos, verduras e legumes, frutas, leite e derivados, carnes e ovos, feijões (leguminosas) e oleaginosas, óleos e gorduras, e açúcares e doces. Além disso, são divididos em quatro níveis: alimentos energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras. Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior estão na base da pirâmide enquanto os que exigem menor quantidade de consumo estão no topo.

Confira a entrega da pirâmide!

 

Anny Cassimira

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Quem faz? Moringa Digital