Notícias
03/08/2017 - 14:03
UCB comemora e faz parte dos 50 anos do Projeto Rondon
Em celebração ao cinquentenário do Projeto Rondon, a UCB foi homenageada com medalha de reconhecimento pelos relevantes trabalhos desenvolvidos no Projeto
  • UCB comemora e faz parte dos 50 anos do Projeto Rondon
  • UCB comemora e faz parte dos 50 anos do Projeto Rondon
  • UCB comemora e faz parte dos 50 anos do Projeto Rondon
Esquerda Foto: Faiara Assis Direita
Há 50 anos o Projeto Rondon leva cidadania aos quatro cantos do país com professores e universitários voluntários de diferentes instituições públicas e particulares de ensino superior. Nesses 50 anos, a Universidade Católica de Brasília – UCB se orgulha de ter contribuído significativamente em muitas operações durante 12 anos. Como reconhecimento pela parceria, dedicação e relevantes trabalhos desenvolvidos no Projeto Rondon, a UCB foi homenageada e fez parte das festividades do cinquentenário do Projeto.

O Instituto Projeto Rondon, classificado como organização da sociedade civil de interesse público, promoveu no dia 25 de julho, na União Pioneira de Integração Social – UPIS, a solenidade comemorativa pelos 50 anos e reuniu autoridades locais, federais e personalidades que fizeram parte dessa história. A professora Fabiana Nunes de Carvalho Mariz, gestora do Projeto Equipes Rondon UCB, representou a Reitoria da UCB no evento e recebeu a medalha celebrativa em nome do Reitor, prof. Dr. Gilberto Garcia.

Como coordenadora do projeto na UCB, a professora Fabiana Mariz esclarece que a UCB participa do Projeto Rondon desde 2005, tempo em que muitos voluntários vivenciaram experiências únicas em expedições bem longe da sala de aula. “Durante todos esses anos tivemos muitos estudantes e professores que tiveram a oportunidade de conhecer vários municípios de nosso País. Esses municípios têm como particularidade possuir um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo, mas, quando atuamos nesses municípios, temos a oportunidade de trocar saberes. A comunidade é sempre muito afetuosa, tem muito a nos ensinar e gosta muito de participar das oficinas promovidas por nossos estudantes”, afirmou.

Dentre as atividades desenvolvidas destacam-se as das áreas de educação, saúde, meio ambiente, gestão, comunicação e cidadania. A professora ressalta que a UCB foi pioneira na cobertura jornalística das atividades do Projeto Rondon. “Nós fizemos isso exclusivamente por dois anos, e a iniciativa foi tão boa que hoje existe um rol específico de atividades no edital (conjunto C), divulgado pelo Ministério da Defesa, para coberturas jornalísticas, iniciadas por nós no Projeto Rondon”. “Esta medalha foi muito importante pelo reconhecimento do trabalho que a Católica fez nesses 12 anos, mais ainda, pela importância de se vivenciar quinze dias muito intensos de aprendizado que não acontece em sala de aula nem vem dos livros”, conclui.

Saiba mais! Projeto Rondon

O Projeto Rondon é uma ação governamental em parceria com as instituições de ensino superior. Visa somar esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias, a fim de trabalhar o desenvolvimento local sustentável e a construção e promoção da cidadania. Teve início em 1967, em Rondônia, com 30 alunos participantes e dois professores coordenando. Em 1989 as atividades foram encerradas, voltando somente em 2005 com a Operação Amazônia, organizada pelo Ministério da Defesa. O projeto leva o nome do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que, no início do século 20, desbravou o interior do Brasil percorrendo mais de 100 mil quilômetros, lançando linhas telegráficas, fazendo mapeamentos do terreno e, principalmente, estabelecendo relações cordiais com as comunidades indígenas.



Fátima Layane

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital