Pós-Graduação / Educação
Notícias
Educação
30/08/2017 - 10:49
Adolescência: intervenções educativas e socioculturais
Evento realizado pela Cátedra Unesco da UCB, de 21 a 25 de agosto, teve como objetivo dar relevância aos estudos e às intervenções educativas e socioculturais em diferentes contextos na contemporaneidade.
  • Adolescência: intervenções educativas e socioculturais
  • Adolescência: intervenções educativas e socioculturais
  • Adolescência: intervenções educativas e socioculturais
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
A terceira edição do Seminário Internacional “Adolescência: intervenções educativas e socioculturais” foi realizada pela Cátedra Unesco da Universidade Católica de Brasília (UCB), de 21 a 25 de agosto, no Câmpus II da Instituição, com o objetivo de dar relevância aos estudos e às intervenções educativas e socioculturais em diferentes contextos na contemporaneidade.

De acordo com o reitor da Universidade, Prof. Dr. Gilberto Garcia, a Cátedra vem fazendo um brilhante trabalho na Instituição, não só com publicações, mas também com eventos deste porte. “Esse é um tema extremamente importante. As intervenções educacionais e culturais, como forma de desenvolvimento do jovem, sobretudo em situações marginais, não em situação prisional necessariamente, mas em situações das mais diversas à margem de um processo regular educacional, fazem toda a diferença”.

Com as presenças do Prof. Dr. Didier Drieu e da Prof.ª Dr.ª Teresa Rabelo, da Université de Rouen, na França, o Seminário foi constituído de três momentos: formação de pesquisadores com o curso “O dispositivo da foto linguagem como mediação simbólica e intervenção educativa e sociocultural com adolescentes”; reuniões com os grupos de pesquisa da UCB e do CAEP/UnB, além da conferência “Intervenções educativas e socioculturais com adolescentes: desafios contemporâneos”.

As professoras Sandra Francesca Conte de Almeida – do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Psicologia – e Katia Cristina Tarouquella Rodrigues Brasil – do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado em Psicologia e Curso de Psicologia – estiveram à frente do evento. “Essa parceria com a Universidade de Rouen vem sido estabelecida já há alguns anos e para nós é muito importante. Essa troca de experiências entre realidades distintas é essencial para discutirmos novas formas de mediar e encontramos soluções para a realidade que enfrentamos”, pontuou a professora Sandra.

Palestrantes
Trazendo a experiência de trabalhos com adolescentes vulneráveis, por meio de mediações, a profa. Drª Teresa Rabelo falou da importância de trabalhar com educadores e com o que chamam de trabalhadores sociais em âmbito individual. Com foco em trabalhos em grupo, o professor Dr. Didier Drieu destacou a importância da mediação na resolução de conflitos entre jovens. “Cada vez mais, os adolescentes vivem em dificuldade devido à situação em que se encontram. A utilização do recurso de fotolinguagem para troca e compartilhamento de informações permite que adultos e jovens reflitam sobre as condições precárias de vida uns dos outros. É preciso colocar os jovens em evidência, e a fotografia é uma ferramenta importante nas atividades em grupo para que eles consigam enxergar o próximo por meio de imagens e tenham um olhar sobre os adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Os retratos tocam os jovens, que, depois, compartilham suas experiências em grupo e falam quais sentimentos as imagens provocaram neles. É um momento especial de partilha”, ressaltou o professor.


Juliana Tito

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital