Notícias
06/09/2017 - 16:45
UCB é destaque no Ranking Internacional RePEc
Entre as principais instituições de ensino e de pesquisa do país na área de Economia, a Universidade ocupa o 7º lugar no ranking, que leva em consideração publicações nacionais e internacionais relevantes e o impacto do artigo no meio científico.
UCB é destaque no Ranking Internacional RePEc Fotos: Divulgação
A Universidade Católica de Brasília (UCB) ocupa a 7ª posição no Ranking Internacional RePEc (Research Papers in Economics), um dos mais reconhecidos nacional e internacionalmente pela comunidade acadêmica da área de Economia, graças à qualidade da pesquisa científica dos professores da Instituição. O ranking leva em consideração as publicações nacionais e internacionais dos pesquisadores em periódicos de maior reputação e qualidade acadêmica, além do impacto do artigo publicado por meio do monitoramento das citações por pares em outras publicações.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Economia da UCB, professor José Angelo Divino, ao ocupar a 7ª colocação a UCB está sendo reconhecida como uma das principais IES na área de Economia do Brasil. “A UCB se coloca entre as principais instituições de ensino e de pesquisa do país na área de Economia, sendo considerada um centro de excelência na área de economia. Ao incluirmos no ranking também instituições dedicadas exclusivamente à pesquisa em economia, a UCB ainda fica entre as 10 melhores do país, ocupando a 9ª posição. Esse desempenho é excepcional! ”.

A classificação da UCB no ranking é determinada pela produção científica dos professores do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Economia, que também atuam no curso de graduação em Ciências Econômicas. Além do ranking por instituição, o RePEc reporta também um ranking individual por pesquisador. Nesta classificação, dentre cerca de 700 pesquisadores cadastrados na área de economia no Brasil, há professores da Economia classificados entre os 1% mais produtivos (prof. Benjamin Tabak, que atua também no Programa de Mestrado em Direito), entre os 10% mais produtivos (prof. José Angelo Divino) e entre os 15% mais produtivos (prof. Wilfredo Maldonado). Para o coordenador do Mestrado e Doutorado em Economia, os dados refletem a qualidade acadêmica do corpo docente da UCB.

O professor José Angelo ressalta que esse desempenho foi alcançado porque vários outros professores do Programa também estão muito bem ranqueados e contribuem para a classificação geral da Economia da UCB na 7ª posição. “Eles contribuem com publicações nacionais internacionais em periódicos da área que são reconhecidos e citados por pares em outras publicações nacionais e internacionais. Essa produção científica gera um impacto positivo em toda a área de Economia. Ao levarmos em consideração o recorte geográfico da América Latina, continuamos contando com professores ranqueados entre os 15% mais produtivos da região”, destacou.

Os professores de Economia cadastrados no ranking RePEc atuam nos programas de Mestrado, Doutorado e no curso de graduação em Ciências Econômicas da UCB, o que resulta em um alto padrão de qualidade para esses cursos. São professores altamente produtivos, qualificados e reconhecidos internacionalmente ministrando disciplinas, coordenando projetos de pesquisa, orientando alunos de TCC e de iniciação científica (IC) e, portanto, contribuindo ativamente com a qualidade do ensino na graduação e pós-graduação da UCB.

Para o prof. José Angelo, o apoio institucional às atividades de pesquisa é fundamental para que esses professores mantenham e ampliem a sua produção científica, o que afetará positivamente o reconhecimento nacional e internacional da UCB. “Este é um dos principais rankings da área de Economia, que atinge uma dimensão ainda maior em nível internacional. Quando comparada às principais instituições de ensino e centros de pesquisa do país, a produção científica em Economia da UCB está em um patamar de excelência”, frisou.

Ranking Internacional RePEc

O ranking é atualizado por meio de sistema de busca automatizado para todos os autores registrados e publicações realizadas. Ao todo, são mais de 93 países participantes, cerca de 2,3 milhões de peças de pesquisa, 2.800 revistas científicas (periódicos), 4.500 séries de trabalhos para discussão (working papers) e cerca de 50.000 autores cadastrados de todas as partes do mundo. Somente no Brasil, são cerca de 700 pesquisadores cadastrados.



Anny Cassimira

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Quem faz? Moringa Digital