Notícias
11/09/2017 - 17:53
Cozinhar com saúde é tema de oficina para idosos na UCB
Por meio do Projeto Alimentação Saudável (PAS), os integrantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI) participaram de atividade que busca exaltar a alimentação saudável e natural
  • Cozinhar com saúde é tema de oficina para idosos na UCB
  • Cozinhar com saúde é tema de oficina para idosos na UCB
  • Cozinhar com saúde é tema de oficina para idosos na UCB
  • Cozinhar com saúde é tema de oficina para idosos na UCB
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Para colaborar com a saúde alimentar na terceira idade, o Centro de Convivência do Idoso (CCI), da Universidade Católica de Brasília (UCB), em parceria com o Projeto Alimentação Saudável (PAS), do curso de Nutrição, foi realizada, no dia 5 de setembro, a oficina prática “Cozinhando com Saúde”.

O evento teve como objetivo abordar receitas simples e saborosas, buscando exaltar a alimentação saudável e natural de uma maneira barata e eficaz. Para a supervisora do PAS, professora Fernanda Avena, trabalhar com o CCI é uma troca de experiências. “Ao exercitarmos a educação nutricional em forma de oficinas, o aprendizado fica mais fácil e prazeroso. É contagiante ver o envolvimento deles nas atividades e ver a animação em colocar em prática o que aprendem”.

De acordo com a coordenadora do CCI, professora Zilda Pessoa Silva, o projeto traz benefícios mútuos para a comunidade, a Instituição e os estudantes. “A Católica tem um diferencial muito importante. Por ser uma Universidade, o estudante tem uma formação completa, por meio de ensino, pesquisa e extensão. Além de formar futuros profissionais, formamos cidadãos. Esse tipo de iniciativa traz melhorias para a sociedade, assim como refletem no desenvolvimento de habilidades essenciais para executar a profissão, por meio de uma atuação sensata e humanitária”.

A estudante do 4º semestre do curso de Nutrição, Maria Luiza Oliveira Rocha, entrou recentemente para o projeto. Com entusiasmo, a jovem classificou essa experiência como única. “Estou achando incrível essa interação com os idosos. Poder passar informações sobre alimentação saudável e praticar receitas que dão para fazer em casa de forma fácil, acompanhando a empolgação deles, é bastante contagiante. Nós aprendemos juntos, trocamos apenas experiências e lições de vida. Sem dúvidas, isso influencia diretamente na minha visão e cuidados com o paciente como futura profissional”.

CCI
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) é um projeto de extensão da UCB que promove a convivência por meio de atividades recreativas, de lazer, de aprendizagem e artísticas culturais, garantindo o atendimento às necessidades básicas, de proteção integral e promoção da qualidade de vida. Hoje, o projeto atende cerca de 225 participantes, com apoio de voluntários e parcerias com diferentes cursos. Recebe idosos das regiões mais próximas à Universidade como: Areal, Taguatinga, Riacho Fundo, Samambaia e Ceilândia.

PAS
O Projeto Alimentação Saudável (PAS) tem como objetivo promover, mediante ações cooperativas e continuadas, entre comunidade externa, corpo docente e discente, a reflexão e orientação da prática da alimentação saudável visando à melhoria da qualidade de vida. O PAS atua em creches, escolas, hospitais, asilos, universidades, empresas públicas e privadas, centros desportivos e de recreação, áreas de lazer (ex.: shoppings centers, clubes), restaurantes, cozinhas comunitárias, feiras, dentre outros.






Juliana Tito

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Quem faz? Moringa Digital