Notícias
13/09/2017 - 16:30
Setembro Amarelo na UCB
Como uma das ações do Setembro Amarelo, mês internacional de prevenção ao suicídio, UCB realiza palestra sobre técnicas de acolhida e manejo em situações de emergências psiquiátricas em IES.
  • Setembro Amarelo na UCB
  • Setembro Amarelo na UCB
  • Setembro Amarelo na UCB
  • Setembro Amarelo na UCB
Esquerda Fotos: Divulgação Direita
Em apoio ao Setembro Amarelo – mês internacional de prevenção ao suicídio, a Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio da Gerência de Capital Humano e do Serviço de Orientação e Acompanhamento Psicopedagógico (SOAPPe), realizou no dia 11 de setembro, no auditório do Bloco M, a palestra “Atendimento em IES – Acolhida e Manejo em Situações de Emergências Psiquiátricas”, com o psicólogo clínico da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal Marcio Maia.

A coordenadora do Sistema de Bibliotecas da UCB, Bartira Lima, destacou a importância desse tipo de iniciativa. “A palestra foi excelente, o psicólogo clínico Márcio Maia abordou o tema de forma sensível e esclarecedora, alertando para a necessidade da prevenção do suicídio ao apresentar os fatores de risco e sinais de alerta. Em minha opinião, é extremante importante discutirmos o assunto, precisamos romper com o silêncio relacionado ao tema, e, por meio da palestra, foi possível realizar essa conscientização”.

Em um momento de reflexão, o auxiliar de Laboratório de Informática da UCB Marcius Simões indagou: “o que é o suicídio? Seria uma forma de tentar evitar o sofrimento? Essa pergunta se remete a outra. Essa é a solução? Esse pensamento pode pairar na cabeça de várias pessoas. A palestra oferecida nos trouxe a oportunidade de intervir pelo bem do próximo, nos dando uma noção mínima de como identificar e tentar ajudar um grito silencioso, porém, desesperado por ajuda”.

Além da palestra, o evento contou com um estande do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), com informativos, contatos de instituições que prestam apoio, além da entrega dos broches com o laço dourado, que simboliza o apoio à causa, para ser utilizado durante o mês.



Juliana Tito

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Quem faz? Moringa Digital