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15/09/2017 - 16:41
Direitos Humanos: um olhar acerca das meninas no Brasil
Evento realizado pelo curso de Pedagogia e Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da UCB teve como objetivo colaborar com o preparo dos futuros profissionais ao lidar com situações de desigualdade de gênero.
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Esquerda Direita
Com parâmetro no cenário contemporâneo, o curso de Pedagogia e a Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) promoveu uma mesa-redonda que discutiu os “Direitos Humanos: um olhar acerca das meninas no Brasil”, no dia 13 de setembro, às 19h30, no Auditório Central do Centro Educacional Católica de Brasília – CECB.

Uma das organizadoras do livro “Ser menina no Brasil contemporâneo: marcações de gênero em contexto de desigualdades”, que inspirou o evento, professora Lêda Freitas, do curso de Pedagogia e Psicologia, explicou que o estudo que originou a publicação é resultado de um projeto de pesquisa para o CNPq, em que trabalharam uma base de dados com a participação de mais de 1700 meninas, nas cinco regiões do Brasil, sobre a compreensão delas de gênero e desigualdade de gênero.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Carla Cristie, trazer esse tipo de iniciativa para o curso é essencial. “Nada melhor que um projeto de pesquisa que a Universidade está inserida, junto com a Plan Internacional e a UNICEF, para socializar essas experiências em termos de resultados. Muitas vezes os professores não sabem como agir em determinadas situações que envolvem gênero em sala de aula. A ideia é preparar melhor o pedagogo para tentar dar conta dessa realidade, ao perceber situações de violência e de vulnerabilidade social na escola, assim como trabalhar para evitar esses casos”.

Uma das autoras da pesquisa, a técnica e coordenadora LGBT da Diretoria da Diversidade da Universidade de Brasília (UnB), Célia Selem, destacou a importância de debater sobre essa temática. “Quando discutimos esse problema da nossa sociedade, e de muitas outras, percebemos que, como consequência das desigualdades, temos consequências graves, como o feminicídio, estupro, violência contra mulheres. Então, esses efeitos que são mais drásticos, mais visíveis, na verdade são consequências desse processo de hierarquia de gêneros. E a educação é uma ferramenta fundamental para a desconstrução dessa hierarquia”.

O evento contou com a presença dos organizadores da pesquisa, professora dos cursos de Pedagogia e Psicologia, Lêda Freitas, e o professor do curso de Psicologia Benedito Rodrigues; das autoras Liliany Souza, egressa do curso de Psicologia da UCB, e Maria Célia Selem, técnica e coordenadora LGBT da Diretoria da Diversidade da Universidade de Brasília (UnB); da representante da Plan Internacional, Viviana Santiago, e da representante da UNICEF, Gabriela Mora.


Juliana Tito

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