Graduação / Engenharia Civil
Notícias
Engenharia Civil
22/09/2017 - 14:25
Competições envolvem alunos na I Maratona de Engenharia Civil
Com destaque para o desafio da Ponte de Macarrão, a I Maratona de Engenharia Civil da UCB aconteceu entre 11 e 15 de setembro, com três competições que trabalharam conceitos referentes à área.
  • Competições envolvem alunos na I Maratona de Engenharia Civil
  • Competições envolvem alunos na I Maratona de Engenharia Civil
  • Competições envolvem alunos na I Maratona de Engenharia Civil
  • Competições envolvem alunos na I Maratona de Engenharia Civil
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Para envolver os estudantes e professores do curso em atividades dinâmicas que trabalham conceitos da área, o curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou, entre 11 e 15 de setembro, a I Maratona da Engenhara Civil. O evento fez parte da Semana Acadêmica de Exatas e contou com três competições, tendo como destaque o tradicional desafio da Ponte de Macarrão, que aconteceu em sua sétima edição.

Com macarrão do tipo espaguete e colas epóxi e quente (tipo silicone, aplicada com pistola), os estudantes produziram pontes com peso não superior a 1 kg, com estimativa da carga de colapso. O objetivo principal do trabalho foi motivar nos estudantes o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam aplicar conhecimentos básicos de Mecânica dos Sólidos para resolver problemas de Engenharia, assim como utilizar computadores para resolver problemas de Engenharia, projetar sistemas estruturais simples, comunicar e justificar projetos de forma oral e escrita, além de exercitar o trabalho em grupo para execução de projetos.

Integrante da equipe vencedora, a estudante Gabriela Testi classificou a experiência como enriquecedora. “Nosso grupo se baseou pela ponte que fizemos no ano passado, em que conseguimos executar uma ponte que suportou 165 quilos. Neste ano fizemos alguns ajustes e conseguimos que suportasse uma carga de 180 quilos. Foi muito gratificante, pois passamos uma semana nos dedicando intensamente para isso”.

A professora do curso Sylvia Brant pontuou que a ideia com a realização da Maratona foi proporcionar a interação dos estudantes dos diferentes semestres e engajá-los com atividades mais lúdicas. Além do desafio da Ponte do Macarrão, os estudantes participaram da I Competição de Resistência de Concreto, em que tiveram que aplicar os conhecimentos em material de construção e sistemas construtivos, e do I Jogo do Conhecimento, que remeteu questões do Enade para ajudar os estudantes a exercitarem os conhecimentos para a prova que acontece no dia 26 de novembro.





Juliana Tito

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital