Pós-Graduação / Ciências Genômicas e Biotecnologia
Notícias
Ciências Genômicas e Biotecnologia
03/10/2017 - 16:47
Ciências Genômicas e Biotecnologia comemora nota 6 pela Capes
Evento no Câmpus II marcou a conquista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB – único programa da área de uma instituição privada no país a obter essa classificação de excelência.
  • Ciências Genômicas e Biotecnologia comemora nota 6 pela Capes
  • Ciências Genômicas e Biotecnologia comemora nota 6 pela Capes
Esquerda Fotos: Gabriel Marques Direita
Em comemoração à nota 6 conquistada na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou, no dia 29 de setembro, no auditório do Câmpus II, um evento que marcou a transição do Programa para um patamar de excelência, com forte inserção internacional.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia, professor Everaldo Gonçalves de Barros, destacou alguns dos parâmetros considerados para a avaliação, como produção científica, internacionalização, número de discentes formados, infraestrutura, grau de preparação dos professores – todos com doutorado e pós-doutorado, além de experiência internacional, número de publicações, patentes e inserção social do Programa. “Foi um caminho de muita dedicação para chegarmos a esta conquista. É uma alegria imensa e uma responsabilidade ainda maior. É difícil chegar à nota 6, mas é ainda mais difícil mantê-la e progredir ao nível 7. Então, esse é o nosso compromisso agora”.

Durante o evento, o professor Rinaldo Pereira fez um panorama sobre a trajetória do mestrado e do doutorado em Ciências Genômicas e Biotecnologia, desde a sua criação até hoje. De acordo com o professor, o Programa começou no ano de 2000 e está prestes a atingir a maioridade, 18 anos, com excelência. “A Capes, que normalmente recomenda um programa inicial com nota 3, recomendou o nosso com nota 4. O doutorado teve início em 2004, com as primeiras defesas em 2007 e na primeira avaliação o nosso mestrado e o nosso doutorado já foram para nota 5. O trabalho ao longo desses anos nos fizeram atingir a excelência com a nota 6. São 64 programas nesta área no país, e somos o único do Brasil entre as privadas com essa classificação. Esse é um mérito da Instituição, do grupo, de todos nós, conseguir fazer ciência de excelência e ser reconhecido pelos órgãos de avaliação dentro de uma instituição privada”.

Egressa do Programa, a diretora da Escola de Saúde e Medicina, professora Aline Cabral, expressou sua admiração e alegria com essa conquista. “Fiz iniciação científica, mestrado e doutorado aqui. Passei 10 anos no Programa. Para mim, é uma satisfação imensa ter feito parte dessa história e ter contribuído um pouco durante esses anos, então é muito gratificante. Estamos bem felizes com essa comemoração, foi algo muito batalhado. Esse é um grupo cooperativo e que tinha um objetivo, buscaram e alcançaram. É uma honra poder fazer dessa comemoração”.

Avaliação
A cada quadriênio a Capes realiza uma avaliação em âmbito nacional dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Os resultados da avaliação do quadriênio 2013-2016 foram divulgados no dia 20 de setembro, e a UCB atingiu nota 6 nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia e de Economia.






Juliana Tito

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital