Pós-Graduação / Educação
Notícias
Educação
04/10/2017 - 17:43
Teoria e prática nos estágios supervisionados
Evento realizado pelo curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação, em parceria com a UNESCO, promoveu uma discussão acerca da importância da prática para a formação dos futuros profissionais.
  • Teoria e prática nos estágios supervisionados
  • Teoria e prática nos estágios supervisionados
  • Teoria e prática nos estágios supervisionados
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Para promover uma discussão acerca da importância dos estágios supervisionados para a formação dos professores nos cursos de licenciatura, o curso de Pedagogia e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), em parceria com a UNESCO, realizaram nos dias 2 e 3 de outubro, o evento “Teoria e prática nos estágios supervisionados”.

O encontro contou com a presença da professora Bernadete Gatti, que foi homenageada pela contribuição para a educação brasileira no plano teórico, na melhoria das políticas públicas e por anos de dedicação à melhoria do ensino e da formação de professores. “É uma grande satisfação estarmos aqui neste momento, trazendo a professora Bernadete, um ícone da nossa área enquanto pedagogos e educadores, trabalhando essa questão de revermos nossas práticas pedagógicas. Temos a certeza que estamos todos aqui com foco em sermos transformadores, por meio de processos de aprendizagem que privilegiam a troca de experiências”, destacou a diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, professora Anelise Pereira Shiler.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Carla Cristie de Franca Silva, a prática é fundamental, não somente durante o estágio supervisionado que acontece próximo ao final do curso, mas sim, desde os primeiros passos na graduação. “O curso de Pedagogia tem uma parceria com escolas públicas, em que o aluno já entra em contato com a prática a partir do 2º semestre. Ao encarar uma sala de aula, eles conseguem se organizar melhor, planejar e fazer uma imersão profunda, devido às habilidades que desenvolvem aliando a teoria e a prática”.

Fizeram parte da mesa de abertura a diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da UCB, professora Anelise Pereira Shiler, a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Carla Cristie de Franca Silva e o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, professor Celio da Cunha.

Sobre a palestrante

A professora Bernadete Gatti possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Psicologia pela Universite de Paris VII e Pós-Doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. É docente aposentada da USP e foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Simultaneamente foi pesquisadora sênior na Fundação Carlos Chagas, exercendo os cargos de coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais e de superintendente de educação e pesquisa.

Foi membro e presidiu o Comitê Científico - Educação do CNPq e foi coordenadora da área de Educação da CAPES. Atuou como consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais. Em 2014 assumiu como diretora vice-presidente da Fundação Carlos Chagas, orientando e respondendo pelas ações do setor de Pesquisa e Educação. Participa de comitês científicos de várias revistas nacionais e internacionais. É membro titular da Academia Paulista de Educação (Cadeira nº 27). Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica. Em 2016 foi eleita presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

Juliana Tito

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital