Notícias
05/10/2017 - 18:51
Estudantes com deficiência participam de ação esportiva/recreativa
Festival Esportivo/Recreativo reúne cerca de 1500 alunos com deficiência da SEEDF em atividades esportivas e recreativas
  • Estudantes com deficiência participam de ação esportiva/recreativa
  • Estudantes com deficiência participam de ação esportiva/recreativa
  • Estudantes com deficiência participam de ação esportiva/recreativa
  • Estudantes com deficiência participam de ação esportiva/recreativa
  • Estudantes com deficiência participam de ação esportiva/recreativa
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
O Ginásio II da Universidade Católica de Brasília foi palco de ações colaborativas para o estudante com deficiência, dentro do XIV FREC (Festival Esportivo e Recreativo da Ceilândia). O evento, que acontece no período de 3 a 6 de outubro, cada dia em um local da cidade, teve suas atividades esportivas realizadas no dia 4 na Universidade Católica de Brasília. Nessa oportunidade, contou com a participação de oito escolas do DF, estando presentes os Centros de Ensino Especial I e II da Ceilândia, a APAED - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Taguatinga e Ceilândia, os Centros de Ensino Especial de Samambaia, Brazlândia, Guará e Brasília, além do Centro de Educação Infantil 07 de Taguatinga.

Anualmente essas instituições de ensino participam deste evento, que foi concebido pelos professores dos Centros de Ensino I e II da Ceilândia, sendo a primeira participação dos professores e alunos do Centro de Ensino Especial de Brasília que, além do envolvimento com os jogos, ficaram surpreendidos com as diversidades de atividades adaptadas oferecidas para os estudantes.
O XIV FREC, que há três anos conta com a parceria do projeto Espaço Com-Vivências do curso de Educação Física da UCB, reuniu cerca de 1500 pessoas, entre elas, estudantes, professores, pais, convidados e voluntários, que juntos movimentaram o evento em ações que proporcionam o desenvolvimento cognitivo, motor e social dos estudantes.

Entre as atividades lúdicas e esportivas, como futsal, queimada, jamp, pintura de rosto e bocha adaptada, destacaram-se as atividades de lutas para estudantes cadeirantes e o futebol de cadeirantes com paralisia cerebral, uma criação do professor Fernando do Centro de Ensino Especial de Samambaia (egresso do curso de Educação Física da UCB), modalidade que o grupo de estudos do projeto Espaço Com-Vivências deve divulgar por todo o Brasil a partir do ano de 2018. As programações são para todas as idades, com exercícios exclusivos para bebês, jovens e adultos com deficiência.
Para o vice-diretor do Centro de Ensino Especial 02 de Ceilândia, organizador do FREC, prof. Itamar Assenço, o retorno desta ação é muito positivo: “o evento proporciona uma expectativa muito grande para os estudantes, que já iniciam o ano pensando neste momento e em como se capacitarem para as diversas ações que usufruíram no dia do evento, como atividades esportivas, recreativas e dança”.

Para o professor Elvio Marcos, a realização do evento proporciona excelente oportunidade: “realizado na UCB pelo terceiro ano seguido o evento, além de colaborar com a formação dos estudantes do curso de Educação Física, pois conta com a participação de cerca de 20 egressos desse curso, que hoje trabalham no Ensino Especial da SEEDF, traz para nossas instalações a oportunidade de vivenciar a celebração da diferença, da superação, da alegria e do amor pela vida.

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital