Notícias
27/10/2017 - 16:30
UCB realiza cerimônia em comemoração ao Ano Mariano
Jubileu de Nossa Senhora Aparecida é celebrado com Missa em Ação de Graças
  • UCB realiza cerimônia em comemoração ao Ano Mariano
  • UCB realiza cerimônia em comemoração ao Ano Mariano
  • UCB realiza cerimônia em comemoração ao Ano Mariano
  • UCB realiza cerimônia em comemoração ao Ano Mariano
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
O Projeto Celebrações e Reflexões da Universidade Católica de Brasília realizou, no dia 18 de outubro, cerimônia na Capela do bloco Central, em comemoração ao Ano Mariano. A celebração contou a participação de estudantes, professores e colaboradores da UCB. A missa foi realizada em ação de graças do Jubileu dos 300 anos de bênçãos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul.

O capelão da Universidade, Pe. Tininho, realizou a homilia e fez memória ao encontro de Nossa Senhora Aparecida, em outubro de 1717, com os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, no Rio Paraíba do Sul. Os pescadores receberam o encargo de oferecer peixes para o banquete do Conde de Assumar, governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, mas ao lançarem suas redes ao rio não vinha nenhum peixe. Após várias tentativas, veio a imagem de Nossa Senhora nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e em seguida a cabeça, e, depois de colocá-las no barco, acontece o primeiro milagre, as redes se encheram de peixes.

Ainda em sua homilia, o Pe. Tininho mencionou a história do escravo Zacarias que, no ano de 1857, fugiu de Curitiba e veio para o interior de São Paulo, cidade de Bananal, onde foi preso e acorrentado. E, ao passar pela Capela de Aparecida, Zacarias pediu permissão ao feitor para entrar e rezar à Nossa Senhora Aparecida. De joelhos e erguendo os braços acorrentados, Ela ouviu o seu clamor e, intercedendo em seu favor, as correntes se quebraram.

Para a professora e assessora de pastoral Maria José, o pedido de clemência de Zacarias nos inspira nos momentos difíceis, de que há esperança e não estamos sozinhos para enfrentar as diversas crises ambientais, éticas, econômicas, políticas, sociais e religiosas. “Assim, rogamos a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, luz aos nossos governantes para agirem com honestidade e justiça. Ao povo, que nunca esmoreça diante dos sofrimentos. Aos líderes mundiais, paz, como Maria de Deus, senhora da paz, dai-nos a bênção, ó Mãe querida, Nossa Senhora Aparecida! ”, disse.



Projeto Celebrações e Reflexões.

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital