Notícias
01/11/2017 - 17:35
Adolescentes e Jovens entre guerra e paz
Evento realizado pelos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da UCB e UnB aconteceu no dia 30 de outubro, no Câmpus II da Instituição.
  • Adolescentes e Jovens entre guerra e paz
  • Adolescentes e Jovens entre guerra e paz
  • Adolescentes e Jovens entre guerra e paz
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Com o tema “Adolescentes e Jovens entre guerra e paz”, o Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou, no dia 30 de outubro, o Seminário Internacional da Rede Internacional Jovens, Desigualdades Sociais e Periferias.

O evento teve como objetivo promover o debate sobre pesquisas, intervenções e cuidados para construção coletiva de uma Rede de Proteção de Adolescentes e Jovens do Distrito Federal, em situação de vulnerabilidade social, além de promover trocas com participantes da Rede Internacional: Jovens, Desigualdades Sociais e Periferia, compartilhando experiências e conhecimentos. “A ideia é discutir como que em diferentes lugares do mundo, com diferentes vivências, está sendo abordada a questão da guerra e paz. Porque a guerra tem um significado muito diferente para um jovem que mora num país mulçumano e para um jovem que mora no Brasil”, destacou a coordenadora do Programa, professora Aparecida Penso.

Em sua terceira edição, o Seminário foi realizado anteriormente em Paris e na Palestina. De acordo com a coordenadora, esse é um evento que reúne uma rede internacional de pesquisas sobre jovens, periferias e vulnerabilidades. “Temos uma preocupação muito grande com o protagonismo dos jovens, então estamos sempre trabalhando com eles e pensando estratégias para minorar a situação de vulnerabilidade que eles têm, a partir das nossas pesquisas, ações, intervenções, criação de metodologias, buscando a perspectiva do empoderamento desses jovens, do protagonismo juvenil e da prevenção principalmente ao uso de álcool”.

O debate teve uma perspectiva multidisciplinar, com a participação de importantes protagonistas no avanço das políticas locais de proteção à infância, como Dr. Anderson Pereira – MPDF; Dra. Denise Leite Campos – SESDF e Gilson Martins Braga – SECRIA/DF. Diferentes instituições parceiras de importantes cidades satélites do DF, como: Sobradinho II, Gama, São Sebastião e Casa de Ismael no Plano Piloto.
Estiveram presentes durante o evento: profissionais experientes em intervenções comunitárias e em políticas públicas de juventude do Brasil e da França; pesquisadores convidados do Rio de Janeiro (profa. Dra. Teresa Carreteiro/UFF) e de São Paulo (Dra. Mariza Fefferman); professores pesquisadores da Universidade de Brasília (M. Fátima Olivier Sudbrack, M. Inês Gandolfo Conceiçao, Sandra Eni. Fernandes N. Pereira) e do Interpsi (Maria Eveline Cascardo Ramos). Também esteve presente o Secretário de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal, Aurélio de Paula Guedes Araújo.

Sobre a Rede Internacional: Jovens, Desigualdades Sociais e Periferias

A Rede Internacional de Pesquisa-Ação Jovens, Desigualdades Sociais e Periferias é integrada por psicossociólogos, psicanalistas, linguistas, pedagogos e artistas, com os quais ela vem desenvolvendo ações de cooperação para políticas de juventude, em diferentes países: França, Itália, Brasil, Rússia, Líbano, Israel, Palestina e Senegal, coordenados pela psicossocióloga francesa, Dra. Joelle BORDET. Há mais de dez anos, compartilham o interesse comum pelos trabalhos clínicos sobre a adolescência, por meio de projetos coletivos com uma participação direta dos próprios jovens de periferia. Estas buscas coletivas entre profissionais de diferentes países permitiram tecer vínculos e iniciar a construção de problemáticas compartilhadas, colocando em ressonância as dinâmicas e situações sociais diferentes.



Juliana Tito

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital