Notícias
05/11/2017 - 18:14
Pró-reitor de administração da UCB é nomeado para o Conselho de Educação
O nome do professor Dilnei Lorenzi foi indicado pelo Secretário de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório Filho
Pró-reitor de administração da UCB é nomeado para o Conselho de Educação Foto: Faiara Assis
A preocupação da Universidade Católica de Brasília com a gestão democrática da Educação e um ensino de qualidade é mais uma vez reconhecida. O pró-reitor de administração da UCB, Dilnei Lorenzi, acaba de ser nomeado como Conselheiro do Conselho de Educação do Distrito Federal. O convite foi feito pelo Secretário de Estado de Educação, Júlio Gregório Filho. “Um Conselho de Educação defende o direito constitucional à educação. Ter um integrante da UCB no Conselho do DF mostra que a Universidade está representando com excelência seu papel acadêmico na formação de jovens para o mundo do trabalho e sua missão social na transformação da educação da região”, afirmou.

Segundo o pró-reitor, um dos desafios do Conselho será assessorar a Secretaria de Estado de Educação na reelaboração dos currículos das escolas públicas e privadas para adequá-los aos eixos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que vai definir as linhas gerais do conteúdo que os alunos de mais de 190 mil escolas no Brasil deverão aprender a cada ano. “A Base é considerada fundamental para reduzir as desigualdades na educação brasileira. Outros países já organizam o ensino por meio de bases nacionais. Depois de aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo ministro da Educação, a BNCC só terá efeito na sala de aula quando estados e municípios definirem os currículos locais por meio das discussões nos Conselhos de Educação. O papel dos conselheiros será fundamental para traçar as diretrizes da educação que impactarão o futuro de uma geração”, afirmou.

Ao ser instituído, o Conselho de Educação deve decidir sobre diversas questões, desde assessorar a Secretaria de Estado de Educação sobre legislação a propor normas pedagógicas e administrativas. Entre as suas funções estão: definir normas e diretrizes para o sistema de ensino do DF, orientar, fiscalizar e acompanhar o ensino das redes pública e privada.

As propostas do Conselho devem ser homologadas e colocadas em prática pela Secretaria de Educação. Para formação de uma consciência democrática, o Conselho não tem coordenação hierárquica, todos os membros estão no mesmo plano para a formação de uma vontade consensual no órgão. Dessa forma, fazem parte do Conselho representantes da Secretaria da Educação, dos professores, dos diretores e funcionários das redes pública e privada e da sociedade. Essa pluralidade atende ao princípio da gestão do ensino público, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).


Divulgação

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital