Notícias
31/10/2017 - 14:33
A UCB na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT
Nos dias 23 a 29 de outubro aconteceu a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o tema “A Matemática está em tudo!”
  • A UCB na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT
  • A UCB na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT
  • A UCB na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT
  • A UCB na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT
Esquerda Divulgação Direita
No mês de outubro, foi realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, que acontece sempre sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A Universidade Católica de Brasília esteve presente com estandes dos cursos de Química, Matemática, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia Civil.

O desafio desse evento foi deixar a população mais próxima aos assuntos relacionados à Ciência e à Tecnologia, por meio de ações que unem centenas de instituições, a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País.

Com o tema “A matemática está em tudo!”, a ideia foi desenvolver uma linguagem mais acessível ao público em geral, utilizando meios que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Católica na SNTC

A UCB levou para a SNTC projetos como o Logicamente e o QumicArte.

O projeto Logicamente foi desenvolvido pela professora de Ciência da Computação e Sistema de Informações da UCB, Graziela Guarda, que tem como objetivo trabalhar com crianças do 5º e do 6º ano do ensino fundamental e abordar o raciocínio lógico e a programação fora do laboratório por meio de atividades lúdicas. Dessa forma, as crianças são induzidas a terem pensamentos lógicos e a melhorarem as notas em matérias como Matemática e Ciências, pois os estudantes que têm contato com a programação desde cedo tendem a melhorar o rendimento escolar e a capacidade de concentração.

Já o QuimicArte, programa do curso de Química da UCB, com 10 anos de existência, participou do evento sob a orientação da professora Silvia Alcanfor e explorou os fenômenos químicos e físicos de forma lúdica e didática, com a perspectiva de despertar o interesse do visitante pela ciência. Os licenciandos do curso de Química tiveram a oportunidade de lidar com público diverso, experimentando um linguajar múltiplo para explanar os fenômenos visualizados e experimentados pelos passantes. Com o tema “A Matemática está em tudo”, o projeto falou sobre ciência, em especial a Química, com os olhos das proporções e quantificações adequadas para representação e reprodução dos fenômenos químicos.

No auditório principal, os professores Robson Donizeth e Tatyane Souza de Engenharia Civil, comandaram a competição da Ponte de Macarrão, onde duas equipes compostas por estudantes da UCB competiram entre si, com o objetivo de aproximar os discentes de engenharia da realidade, já que o cálculo é real.

A Ponte de Macarrão é uma maquete em formato de ponte (modelo arquitetônico) e é construída com uma quantidade específica de material (macarrão cru) sobre um vão e tem a capacidade de sustentar uma carga. A construção que sustentar a maior carga por um curto período é a vencedora.

A equipe “UCB Ingienieiros Brigde” fez a estrutura em treliça que sustentou 30 kg. Já a equipe “Ponte para Terabita” construiu a ponte em formato de arco que suportou 70 kg, sendo a grande campeã.

O recorde alcançado pelos estudantes de Engenharia Civil da UCB em competições internas é o de 206 kg, conquistado na 6ª edição em maio deste ano.

Além disso, houve também a demonstração de drones, que aconteceu em parceria com os cursos de Engenharia Civil, Ambiental e Sanitária.



Júlia Pedrinha

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital