Notícias
09/11/2017 - 09:19
“Entre a teoria a e prática” reúne estudantes de Pedagogia
Estudantes de Pedagogia participaram da ação “Entre teoria e prática”, em parceria com o colégio CAIC
  • “Entre a teoria a e prática” reúne estudantes de Pedagogia
  • “Entre a teoria a e prática” reúne estudantes de Pedagogia
  • “Entre a teoria a e prática” reúne estudantes de Pedagogia
  • “Entre a teoria a e prática” reúne estudantes de Pedagogia
Esquerda Faiara Assis Direita
Com o objetivo de garantir a imersão dos estudantes na prática profissional, o curso de Pedagogia da UCB, em parceria com o Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), promoveu, no dia 9 de novembro, no Ginásio II da Universidade Católica de Brasília, pelo terceiro ano consecutivo, o evento “Entre a teoria e a prática”, com os estudantes do 5º ano do ensino fundamental do CAIC. A ideia foi mostrar aos discentes de Pedagogia que o ensino pode ir muito além do ato de ensinar a ler e a escrever. Por meio de atividades lúdicas desenvolvidas nas disciplinas de CCIs (Componentes Curriculares do curso de Pedagogia), os estudantes contextualizaram os planos desenvolvidos em sala de aula e levaram para ação, onde puderam vivenciar essas experiências por meio das atividades lúdicas.

Para essa experiência, os estudantes de Pedagogia levaram jogos elaborados por eles que trabalham o princípio da psicomotricidade, jogos de raciocínio lógico e matemática.
No Bloco M da UCB, os estudantes participaram de uma ação de socialização, onde foram discutidos assuntos previamente separados em conversa com os professores e diretores do CAIC, que são considerados complexos de serem trabalhados no ambiente escolar. Essa foi mais uma forma de aproximar os estudantes do curso da realidade, pois eles puderam discutir assuntos relevantes que fazem parte do dia a dia das escolas.

Biblioteca Pedagógica faz parte do projeto


Os primeiros ensaios dos estudantes para atuarem nas turmas do CAIC acontecem na brinquedoteca. São feitas atividades com as crianças de acordo com as propostas da disciplina. A partir daí, os estudantes têm um primeiro “microencontro” com a realidade, já que o público é menor. Após essas atividades, eles encontram com a turma completa do CAIC, onde estará mais próximo ao dia a dia da escola. Os estudantes do CAIC que participam da brinquedoteca são da educação infantil. Essas atividades acontecem durante todo semestre.

Para a estudante Milena Santos, do 6º semestre do curso de Pedagogia, essa iniciativa é ideal para proporcionar um maior contato com a realidade da sala de aula de uma escola e colocar em prática todo conhecimento adquirido no decorrer do curso. De acordo com a estudante, “o curso traz a proposta de incentivar a prática de atividades e pensar em materiais didáticos e pedagógicos que possam nos levar da teoria à prática”.



Júlia Pedrinha

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital