Graduação / Educação Física
Notícias
Educação Física
17/11/2017 - 16:54
Grandes nomes da Psicologia do Esporte estiveram reunidos na UCB
Com mais de 200 inscritos, o Congresso da ABRAPESP foi considerado o maior já realizado
  • Grandes nomes da Psicologia do Esporte estiveram reunidos na UCB
  • Grandes nomes da Psicologia do Esporte estiveram reunidos na UCB
  • Grandes nomes da Psicologia do Esporte estiveram reunidos na UCB
  • Grandes nomes da Psicologia do Esporte estiveram reunidos na UCB
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Durante os dias 9, 10 e 11 de novembro, aconteceu, no Câmpus I, da Universidade Católica de Brasília (UCB), a sexta edição do Congresso da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP). O evento, que é bienal, contou com a participação dos maiores especialistas da área debatendo a situação atual do esporte como um todo, e, especialmente, o futuro dos profissionais após a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A programação do VI Congresso incluiu minicursos, palestras, mesas-redondas, troca de experiências, apresentação de pôsteres e conferências. “Foram mais de 200 inscrições neste que foi considerado o maior público reunido para tratar da psicologia do esporte. Contamos com quase todos os psicólogos que trabalharam nas Olimpíadas. Tivemos também profissionais que atuam na área social do esporte e com praticantes de atividades físicas”, frisou a coordenadora-geral do VI Congresso da ABRAPESP, professora Gislane Melo.

Para o presidente da ABRAPESP, Rodrigo Acioli, o congresso foi a oportunidade de congregar os profissionais e estudantes da psicologia do esporte e educação física e demais áreas, como também atualizar, capacitar, e trazer um pouco das experiências de cada um, de várias regiões do Brasil, com as suas práticas.

“Durante muito tempo a psicologia do esporte ficou restrita aos centros Rio de Janeiro – São Paulo, e depois começou a escapar para o Sul. Pouco se conhecia das outras regiões do país. O Congresso da ABRAPESP cria essa possibilidade de entrar em contatos com esses outros estados, então é o momento de congregar, conhecer, aprender muito mais com os demais. O ideal do Congresso é confraternizar e atualizar”, ressaltou Acioli.

Ainda segundo o presidente da ABRAPESP, a psicologia é uma ferramenta de trabalho que tem muito a contribuir para que um atleta consiga ir mais além. “Vale lembrar que esse atleta é um ser humano, que tem problemas como qualquer outro, que também sofre com o peso da cobrança por resultados, então, é preciso um apoio, amparo para que ele dê conta de suportar isso tudo. Nós encontramos atletas de alto rendimento e também nas categorias de base, deprimidos, estressados, com dependências e com transtornos diversos, daí a importância de um acompanhamento do psicólogo do esporte”, disse Acioli.

A estudante de Psicologia, Aline Lobo, uma das inscritas do congresso, ressaltou a importância do evento para a sua formação. “Eu sou formada em Educação Física e sempre trabalhei com o esporte. Temos um leque de oportunidades aqui pensando na minha graduação em psicologia, já que os grandes nomes da área estão todos reunidos nesse evento, e eu, que quero seguir no mesmo caminho, não poderia ficar de fora”, destacou.

A mesa de abertura do Congresso contou com a participação da diretora da Escola de Saúde e Medicina da UCB, professora Aline Cabral Braga de Medeiros; presidente da ABRAPESP, Rodrigo Acioli; presidente do Conselho Regional de Educação Física, Patrick Novaes; vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Ana Sandra e a secretária executiva do Conselho de Educação Física, Desporto e Lazer do Distrito Federal, Déborah Igreja do Prado.

A Associação

A ABRAPESP tem por finalidade zelar e incentivar o crescimento da ciência e da profissão de psicólogo do esporte, como um meio de promover o bem-estar e o desenvolvimento humano por meio do esporte e da atividade física.






Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital