Notícias
22/11/2017 - 11:21
Semana Acadêmica de Humanidades e Direito
No primeiro dia da Semana Acadêmica de Humanidades e Direito, a Universidade Católica de Brasília recebeu o editor-chefe da Spiegel TV, Steffen Haug
  • Semana Acadêmica de Humanidades e Direito
  • Semana Acadêmica de Humanidades e Direito
  • Semana Acadêmica de Humanidades e Direito
  • Semana Acadêmica de Humanidades e Direito
Esquerda Faiara Assis Direita
A disseminação de notícias falsas (fake news) está ganhando espaço, principalmente na internet, por meio das redes sociais, como o Facebook, Twitter e até os sites de notícias. Por ser um tema extremamente relevante, o palestrante do dia, o editor-chefe da Spiegel TV (Alemanha), Steffan Haug, trouxe até a Semana Acadêmica de Humidades e Direito, da Universidade Católica de Brasília (UCB), essa abordagem. O evento ocorreu na terça-feira, 21, no auditório do Bloco Central.

Segundo Haug, as pessoas vêm perdendo a confiança na imprensa “clássica”, em decorrência do aumento do avanço tecnológico das novas mídias (redes sociais), em que todos podem divulgar as fake news e, a maioria das pessoas não se importam em buscar a veracidade das informações. Um exemplo disso foi a eleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que foi influenciada pela divulgação de notícias falsas.
O termo “pós-verdade” também foi discutido na palestra. De acordo com o dicionário Oxford, esse termo se refere a circunstâncias nas quais os fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais. Ou seja, as pessoas não se importam com a realidade das informações, desde que concordem com elas.

Na rede social Facebook, por exemplo, as fake news se espalham com mais facilidade por meio de curtidas e compartilhamentos, não importando mais uma vez, a veracidade das informações.

Para Steffan Haug, é muito importante lutar contra as fake news e conscientizar as pessoas de que nem tudo o que está rodando nas redes sociais é a realidade. Pesquisar sobre as notícias divulgadas é fundamental para evitar a disseminação de conteúdos falsos na internet.

Seguindo a mesma linha do palestrante Haug, o reitor da UCB, prof. Dr. Gilberto Gonçalves destacou o perigo das notícias falsas circulando na internet, uma vez que as fake news podem influenciar um grupo, ou até mesmo uma parcela significativa da sociedade na ordem política, econômica e social, e quando decadente, é capaz de destruir uma sociedade e influenciar negativamente a formação da opinião pública.
A Semana Acadêmica de Direito e Humidades vai até o dia 23 e você pode conferir a programação aqui. Participe!



Júlia Pedrinha

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital