Graduação / Química
Notícias
Química
23/11/2017 - 13:16
Seminário Integrador de Ciências debate as metodologias ativas de formação
Prof.ª Dr.ª Erondina Barbosa fez um contraponto entre a avaliação formativa e as metodologias ativas
  • Seminário Integrador de Ciências debate as metodologias ativas de formação
  • Seminário Integrador de Ciências debate as metodologias ativas de formação
  • Seminário Integrador de Ciências debate as metodologias ativas de formação
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Alunos de licenciatura da Universidade Católica de Brasília (UCB) acompanharam, no dia 13 de novembro, o 7º Seminário Integrador de Ciências, cujo objetivo central é formar uma comunidade de diálogo e interação que possibilite integrar alunos e professores em debates sobre a Ciência, área de atuação profissional, pesquisas realizadas e discussões sobre o ensino no contexto atual.

O seminário é organizado e promovido pelos cursos de Matemática, Física e Química, que já debateram, ao longo de 2017, temas como a profissão do docente, o desenvolvimento intelectual, a possibilidade de vida em exoplanetas e técnicas eletroanalíticas e suas aplicações.

Nesta última edição do ano, o Seminário Integrador de Ciências abordou o tema: Avaliação Formativa x Metodologias Ativas na formação de professores. O objetivo de se discutir o tema é construir um processo avaliativo que seja coerente com as metodologias ativas, que tenha o caráter formativo e contribua para o pleno desenvolvimento do estudante, do professor, do curso e da instituição.

A metodologia ativa de aprendizagem é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do estudante como agente principal, responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado.

“Muito se tem discutido sobre as metodologias ativas, sobre a possibilidade de o estudante ter um papel mais ativo em sua própria aprendizagem. Sobre a possibilidade de uma organização do trabalho pedagógico menos centrada nas ações do professor e mais centrada nas ações dos estudantes. Então, a minha palestra aborda o tema que está em voga na UCB, que são as metodologias ativas. Além disso, fiz algumas reflexões em torno da avaliação e da formação de professores”, explicou a palestrante, professora Erondina Barbosa da Silva, do curso de Matemática.


Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital