Graduação / Relações Internacionais
Notícias
Relações Internacionais
24/11/2017 - 10:34
Simulação Internacional do Conselho de Segurança da ONU
O evento aconteceu na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília
  • Simulação Internacional do Conselho de Segurança da ONU
  • Simulação Internacional do Conselho de Segurança da ONU
  • Simulação Internacional do Conselho de Segurança da ONU
Esquerda Direita
Dia 17/11, o curso de Relações Internacionais participou do I Simulado do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), organizado pela Embaixada do Reino dos Países Baixos - Holanda, no Brasil, em parceria com a Universidade Católica de Brasília e a Universidade de Brasília.

O evento aconteceu na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília, e marcou o início de uma série de eventos que a Embaixada realizará para marcar a participação do Reino dos Países Baixos como membro não-permanente do CSNU, durante o ano de 2018.

A simulação teve como propósito prático negociar uma Resolução do Conselho de Segurança direcionada, principalmente, à República Democrática Popular da Coréia, notadamente no que se refere aos testes nucleares realizados por este país e seu programa nuclear, refletindo a preocupação da comunidade internacional sobre esse preocupante cenário da agenda de segurança internacional.

Contudo, de acordo com a Prof. e Coordenadora do Curso, Rosana Tomazini, “o objetivo primordial da simulação foi estimular os estudantes a buscarem o consenso, por meio do exercício da negociação, como forma de alcançar soluções pacíficas para conflitos internacionais. Como estudantes de Relações Internacionais, o diálogo e a diplomacia representam ferramentas fundamentais, que precisam ser aprendidas e aprimoradas, para utilização futura nos postos/mercado de trabalho”.

O Curso de Relações Internacionais da UCB participou ativamente com 7 Delegações (14 estudantes), a partir da disciplina de Práticas em Simulações Internacionais, ministrada pelo Prof. Fábio Albergaria, e com diversos outros alunos do curso, como membros observadores.

O evento foi aberto pelo Embaixador do Reino dos Países Baixos, Han Peters, e contou ainda com a participação do Embaixador da Delegação da União Europeia no Brasil, João Cravinho, e do representante adjunto do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Yves Sassenrath, na entrega das certificações.
O Conselho de Segurança é responsável pelas questões internacionais relacionadas à paz e segurança, além de recomendar a admissão de novos Estados-membros à ONU. Tem 15 países-membros, sendo cinco permanentes e com poder de veto: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos; e outros 10 membros não permanentes e rotativos.

Júlia Pedrinha

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital