Notícias
29/11/2017 - 11:39
Concurso Gastronômico traz pratos de várias partes do mundo
Cerca de 30 estudantes, formados em grupos de cinco estudantes, das disciplinas participaram do concurso
  • Concurso Gastronômico traz pratos de várias partes do mundo
  • Concurso Gastronômico traz pratos de várias partes do mundo
  • Concurso Gastronômico traz pratos de várias partes do mundo
  • Concurso Gastronômico traz pratos de várias partes do mundo
  • Concurso Gastronômico traz pratos de várias partes do mundo
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Cerca de 30 estudantes das disciplinas “Cozinha Internacional” e “Confeitaria e Panificação” participaram, nesta segunda-feira, 28, do 8º Concurso Gastronômico promovido pelo curso de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília (UCB), como forma de encerramento do curso.

“Eu uno as duas disciplinas para fazer uma avaliação final dos estudantes. É como se fosse o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), então eles ficam livres para escolher um país do mundo, com exceção de França, Itália e Brasil, que são abordados em outras disciplinas, e desenvolvem um cardápio com entrada, prato principal e sobremesa, de acordo com esse país. Os estudantes fazem a montagem da mesa, usando elementos característicos desse país e harmonizam com bebida”, explicou a professora Jennifer Lacerda.

O concurso é formado por um corpo técnico de jurados composto por chefs de cozinha renomados de Brasília, professores de outras instituições e pelo corpo não técnico, formado por estudantes e professores da UCB. Dessa forma, o aluno que está concluindo o curso recebe um feedback de um profissional da área e outro de um potencial cliente”, disse a docente.

Os critérios de avaliação foram: criatividade, sabor, montagem do prato, equilíbrio, e se as equipes souberam montar o cardápio de acordo com o país que escolheram. “Os estudantes ficam livres para adaptar os pratos com ingredientes brasileiros, fazendo uma releitura de pratos internacionais famosos, mas usando ingredientes nacionais”, destacou a professora Jennifer.

A estudante Tainá Araújo explica a escolha de Israel como tema. “Definimos Israel porque é um país que não faz parte da rota gastronômica internacional. Não está no itinerário gastronômico, como Portugal, México, Tailândia e Índia. Lá em Israel a comida é muito condimentada, recebe muitas especiarias e tem um sabor bem forte, com uso de licores”, destacou Tainá.

Para a chef Zilmar Correia, do restaurante do Ministério da Justiça, uma das juradas técnicas do concurso, a importância desses eventos é essencial na formação do estudante. “Sou ex-aluna do curso de Gastronomia da UCB e da professora Jennifer. É um desafio avaliar esses estudantes porque sei da qualidade do curso, mas, ao mesmo tempo, se torna fácil porque são pratos de alto nível. Já estive na mesma posição deles, sendo avaliada por outros chefs de cozinha e isso foi fundamental na minha formação como chef”, destacou.



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital