Notícias
06/12/2017 - 13:19
Estudantes de Medicina participam do 1º Summaê do Internato de Saúde Comunitária
O Summaê serviu como fechamento interativo e participativo da disciplina e uma forma descontraída de revisar todo o conteúdo proposto na matéria
  • Estudantes de Medicina participam do 1º Summaê do Internato de Saúde Comunitária
  • Estudantes de Medicina participam do 1º Summaê do Internato de Saúde Comunitária
  • Estudantes de Medicina participam do 1º Summaê do Internato de Saúde Comunitária
  • Estudantes de Medicina participam do 1º Summaê do Internato de Saúde Comunitária
Esquerda Direita
Uma aula diferente que mistura atividades lúdicas, um ambiente descontraído, interativo e dinâmico! Esse foi o sentimento dos estudantes do 9º semestre de Medicina que participaram do 1º Summaê do Internato de Saúde Comunitária, organizado pela Escola de Saúde e Medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB), na noite desta segunda-feira, 4, no Auditório do Bloco K.

A dinâmica do Summaê foi a seguinte: uma equipe multidisciplinar formada por dez especialistas, professores dos cursos de Medicina, Nutrição, Farmácia e Biomedicina, que fez a avaliação do conteúdo proposto pelos estudantes. Por sua vez, os estudantes preparam vídeos, de no máximo um minuto, e no final de cada vídeo há uma pergunta que deve ser respondida por todos. No intervalo dos vídeos há brincadeiras, danças e desfiles de fantasias. No final há uma premiação simbólica para o melhor vídeo produzido e para os estudantes que acertaram mais respostas.

Segundo Fabiana Nunes, professora do curso de Biomedicina e organizadora do Summaê, essa atividade serve como fechamento interativo e participativo da disciplina e uma forma descontraída de revisar todo o conteúdo proposto na matéria. “Participaram das atividades 58 estudantes que estão cursando a disciplina ‘Internato de Saúde Comunitária’, 15 egressos da turma passada e 10 professores especialistas, para fechar o semestre. Escolhemos essa forma lúdica de trazer casos que os estudantes já vivenciaram na prática para poder discutir e trocar experiências”, disse Fabiana.

“Os vídeos são muito legais. Temos aqui mais uma ferramenta de aprendizado em saúde comunitária que é um dos temas que mais cai na prova de residência médica”, disse Guilherme dos Santos Queiroz, um dos estudantes do curso que participou das atividades.

Para a professora de Internato de Saúde Comunitária, Tatiana Fonseca, a intenção do Summaê foi fechar todos os assuntos e temas estudados, dirimindo todas as dúvidas, fazendo uma grande revisão daquilo que foi mais importante na disciplina. A professora falou da técnica de aprendizado usando outras ferramentas de ensino, como a descontração e a informalidade. “Trabalhar de forma lúdica com estudantes de Medicina é muito importante. É um curso muito desgastante, são seis anos, um nível de estresse elevado, lidando com vidas, muitas vezes em estágio terminal ou em grandes dificuldades, e isso é extremamente impactante e poder aliviar um pouco as tensões, transformar um aprendizado com um momento lúdico é fazer com que esses alunos se sintam parte da UCB e que eles possam entender que aqui sempre será uma casa de acolhida para eles”, ressaltou.

O coordenador do curso de Medicina, prof. Dr. Osvaldo Sampaio Netto, ressaltou que o objetivo do Summaê foi fazer uma avaliação de final de semestre trabalhando de forma lúdica o conhecimento, a fim de aliviar as tensões de uma carga horaria extremamente desgastante. “Essa atividade é uma tentativa de aplicar no curso uma experiência pedagógica que tivemos e incentivamos a equipe de professores do 9º semestre a realizar o primeiro Summaê de Medicina. A nossa proposta foi desenvolver também mais a parte lúdica do curso, descontrair de um ano de muito trabalho, pois são alunos com uma elevada carga de estudos”, frisou o coordenador do curso de Medicina.

Summaê

O Summaê foi idealizado, em 2011, pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Fragelli, com o objetivo de transformar o ambiente de classe nas aulas de Cálculo para os cursos de Engenharia em um espaço mais interessante, lúdico, criativo, colaborativo e com maior engajamento dos estudantes. A primeira publicação da metodologia data de 2012 e foca a educação nas áreas de Engenharia e Exatas, havendo poucos detalhes sobre sua realização em outros contextos. Desde então, foram realizados 12 eventos trabalhando o mesmo conteúdo original, como também organizados outros por professores de outras instituições e cursos, como Administração, Direito, Fisioterapia, Design e Enfermagem.

O nome “Summaê” é a junção da palavra latina summae (em português, somas) com o acento circunflexo “^” (popularmente conhecido como chapéu) e representa a união de pessoas para o estudo de um determinado tema, mas todas usando chapéu. O objetivo em utilizar chapéus é caracterizar o evento e tornar o ambiente mais lúdico, quebrando o clima da tradicional sala de aula e oferecendo mais elementos de interação entre os participantes.



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital