Notícias
03/01/2018 - 14:56
Dica de Verão: saiba o que fazer durante as férias acadêmicas
Elencamos uma série de atividades para aqueles que não sabem o que fazer durante as férias
Dica de Verão: saiba o que fazer durante as férias acadêmicas
As responsabilidades relacionadas ao trabalho e aos estudos são desgastantes, não é mesmo? A chegada das merecidas férias acadêmicas é bastante comemorada e, muitas vezes, nos esquecemos de planejá-las. Quando isso acontece não temos a mínima ideia do que fazer para preencher o tempo livre. Tirar um tempo para si, descansar ou realizar atividades divertidas com pessoas que nos cercam é a pedida ideal para quem está de bobeira.

Preparamos algumas dicas práticas para te ajudar a decidir o que fazer nas férias e aproveitar ao máximo o tempo de descanso tão sonhado.

Pratique esportes


Sabe aquele esporte favorito que você não pratica faz um século? Pois é, esse é o momento! Se for um esporte em equipe, como futebol, vôlei ou basquete, é também uma ótima oportunidade de reunir os amigos e passar tempo junto deles.

Caso seja algo individual, como caminhar, correr, andar de bicicleta, skate, patins, basta ver se as roupas e materiais estão em dia e reservar um horário para isso. Usar aplicativos de medição de tempo e distâncias percorridas serve como incentivo.
Pense em formas de incluir essa atividade na sua agenda mesmo depois de voltar às atividades normais. Cultivar hábitos saudáveis fará toda a diferença no seu desempenho profissional e educacional.

* Os parques de Brasília são locais apropriados para a prática esportiva. Além disso, no Câmpus I, da Universidade Católica de Brasília, estão disponíveis para utilização as quadras poliesportivas e a pista de atletismo.

Faça uma viagem

Se as finanças permitirem, uma das melhores maneiras de aproveitar as férias é fazer uma viagem. Seja para visitar a família ou conhecer pontos turísticos, viajar é a oportunidade ideal de sair da rotina e recarregar as energias.

Mas é preciso se planejar direito. Para isso, vale a pena fazer uma lista de possíveis destinos, bem como cotações de valores e prazo de ida e volta. Veja também se compensa procurar pacotes de viagem em agências de turismo.

* As cidades próximas à Brasília contam com roteiros completos com opções para todos os gostos (e bolsos), que variam de cidades históricas a cachoeiras incríveis.

Devore Séries e Filmes

Que tal fazer aquela maratona? E não estamos falando das tradicionais corridas de rua. Essa é no conforto da sua casa! As férias oferecem todo o tempo que você precisa para “matar” as séries iniciadas, que por conta do trabalho ou dos estudos, não conseguiu terminar, ou mesmo iniciar aquelas que seus amigos tanto falam.

Nada como estourar aquela pipoquinha, sentar no sofá, ligar a TV e escolher quantos capítulos assistir ou filmes a desfrutar.

* Indicamos as séries “House”, “ER” e “Grey’s Anatomy”, do campo da Medicina. “Dark”, que fala sobre Física, Matemática e viagem no tempo; “Lie to Me”, do campo da Psicologia Criminal e investigativa e “Suites”, que relata os casos de uma empresa de advocacia.

* Já para os filmes, recomendamos “Invictus” (2009), que conta a trajetória da seleção sul-africana de Rugbi; “Em Boa Companhia” (2004) é a história de um administrador de empresas e “Elevado 3.5”, que retrata a construção do elevado Minhocão, em São Paulo, e o dia a dia das pessoas que vivem em torno da obra.


Aprenda um hobby novo

Aprender um hobby novo é prazeroso e pode acrescentar muito ao desenvolvimento pessoal, mas exige tempo, especialmente no início. É por isso que vale a pena se dedicar a aprender uma nova habilidade durante as férias.

Será mais fácil manter a regularidade e entender bem os conceitos envolvidos sem a pressão de conciliar isso com os compromissos importantes do dia a dia.

Algumas dicas de hobbies que você pode aprender são: cozinhar, tocar um instrumento, desenhar ou pintar, fazer artesanato, criar uma coleção de algum objeto, fotografar, jogar (ou criar um jogo).

* Caso já saiba alguns desses hobbies indicados e queira se especializar, por exemplo, nos ramos da Gastronomia ou da Fotografia, a UCB conta com cursos e projetos especializados. O curso de Gastronomia é reconhecido como um dos melhores de Brasília e o Projeto Captura (de fotografia), tem o intuito de reunir os alunos de diferentes cursos que se interessam pela mesma prática. Procure a UCB e saiba mais!

Descanse

É óbvio, mas por incrível que pareça, a maioria das pessoas tem um conceito errado sobre as férias. Elas encaram esse período como o tempo de fazer tudo que nunca tiveram tempo de fazer durante o ano. Isso faz com que a pessoa fique exausta justamente no tempo que deveria usar para descansar.

Com isso em mente, tenha desde já uma noção realista sobre as férias e tire tempo para descansar. Esse tempo vai fazer diferença depois, quando voltar à rotina.

Realize um trabalho voluntário

Realizar trabalhos voluntários também pode ser uma boa opção para aproveitar bem as férias e realizar atividades com propósitos que ajudam a sociedade.

Escolha uma atividade que tenha a ver com o seu perfil — seja de lidar com pessoas ou cuidar de animais, por exemplo — e busque alternativas para ajudar em sua cidade.

* Procure a UCB e saiba onde atuar voluntariamente nos diversos projetos sociais da Instituição.

Coloque a leitura em dia

Ler é um hábito incrível, que pode transformar a sua vida tanto pessoal quanto profissional. Provavelmente você tem alguma leitura para colocar em dia, certo?
Não importa se são histórias em quadrinhos ou livros de negócios, o que vale é aproveitar parte do tempo livre para se atualizar e riscar da lista alguns dos itens que separou para ler.

* E se você não tem uma lista para colocar em dia? Tudo bem, temos várias recomendações para te ajudar: “Todos os Homens do Presidente”, escrito pelos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein; “Psicologias – Uma introdução ao estudo da Psicologia”, escrito por Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira e “O Processo”, do escritor Franz Kafka.

Faça um curso

Fazer um curso durante as férias mostra o seu comprometimento com a melhoria contínua. Uma boa opção para aprender com qualidade e comodidade é apostar em cursos online. Hoje em dia existem ótimas opções, até com certificado, que permitem alcançar um alto nível técnico em pouco tempo e sem sair de casa.

* Procure a UCB e saiba sobre os cursos de verão oferecidos pela Instituição.

Comece a aprender um novo idioma

Aprender um novo idioma deve estar na lista de tarefas de quase todo estudante, então que tal aproveitar as férias para dar o pontapé inicial?

Escolha o melhor lugar e os horários em que pode estudar, e não deixe de pensar nos benefícios que terá por dominar uma nova língua, como crescimento profissional e pessoal.

Existem também cursos online de grande qualidade, que oferecem a flexibilidade que você precisa para continuar estudando quando voltar à vida acadêmica.

Depois de tantas dicas, cabe a você escolher o que fazer nas férias! O que importa é usar bem esse período para esfriar a cabeça e se preparar para continuar a sua jornada mais forte do que nunca!


Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital