Notícias
12/01/2018 - 16:00
Curso Superior Tecnológico em Energias Renováveis
O curso formará profissionais caracterizados pelo conhecimento em responder às necessidades do setor energético do Brasil
Curso Superior Tecnológico em Energias Renováveis Divulgação
Inúmeras são as fontes de energia disponíveis no nosso planeta, sendo que essas fontes se dividem em dois tipos, as fontes de energia renováveis e as não renováveis. E é com foco nas energias renováveis que lançamos, em 2018, o curso Superior Tecnológico em Energias Renováveis.

Mas, afinal, o que são energias renováveis? São fontes inesgotáveis de energia obtidas da natureza que nos rodeia, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. É importante notar que nem todo recurso natural é renovável, por exemplo, o urânio, o carvão e o petróleo são retirados da natureza, porém existem em quantidade limitada. 

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, o Brasil apresenta situação privilegiada em termos de utilização de fontes renováveis de energia. No país, 43,9% da Oferta Interna de Energia (OIE) é renovável, enquanto a média mundial é de 14% e nos países desenvolvidos, de apenas 6%.

O curso ofertado formará profissionais caracterizados pelo conhecimento e habilidade em responder às necessidades do setor energético do Brasil, com capacidade crítica, reflexiva, inovadora em relação ao planejamento, projeto, implantação, construção, manutenção e operação de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica urbana e rural e dos processos de comercialização de energia.

São competências deste profissional a gestão dos processos, da qualidade da energia, confiabilidade de sistemas elétricos e da comercialização de energia, sistemas de tarifação, gerenciamento e gestão de contratos (regulados e mercado livre) de comercialização de energia – leilões, utilização de materiais, equipamentos elétricos, de automação e controle, aquisição de dados e comunicação, procedimentos de segurança no setor elétrico em conformidade com as Normas Regulamentadoras, aliados à consciência ambiental. Poderá atuar autonomamente, ou em empresas de geração, transmissão, concessionárias de distribuição de energia, empresas de comercialização de energia, cooperativas de eletrificação, indústrias, organismos reguladores, dentre outras.

Saiba mais sobre energias renováveis no site do Ministério de Minas e Energia em http://www.mme.gov.br.

Saiba sobre os nossos novos cursos aqui.


Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital