Notícias
06/02/2018 - 08:48
Acolhida dos docentes fala de inovação aplicada à Educação
Professores foram recepcionados pela reitoria com um café da manhã especial
Acolhida dos docentes fala de inovação aplicada à Educação Gabriel Marques
Em clima de descontração, teve início, na manhã desta segunda-feira, 5, o calendário acadêmico 2018 com a Semana Pedagógica. O primeiro evento da semana foi a tradicional Acolhida dos Docentes. O encontro ocorreu no auditório do Bloco Central e contou com o show da cantora Dhi Ribeiro, desfilando seus sucessos.

O reitor, Prof. Dr. Gilberto Garcia, deu as boas-vindas aos professores, ao lado do pró-reitor acadêmico, Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho, do pró-reitor administrativo, Prof. Dr. Dilnei Lorenzi. O professor Gilberto destacou a grande novidade da educação brasileira em 2018 que é a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o desafio dos docentes com as futuras gerações de universitários.

“A semana pedagógica vai dialogar com os nossos docentes sobre temas ligados à inovação. Inovação na sala de aula, o novo perfil do docente, inserção de uma nova visão pedagógica, então são uma série de oficinas que tentam tratar desses temas de forma leve”, destacou o reitor.

Ainda de acordo com o reitor Gilberto Garcia, a Educação no Brasil trará uma série de novidades implementadas em 2018. “Eu destacaria nesse contexto as mudanças ligadas à autonomia universitária. A partir deste ano, os Centros Universitários, Universidades, poderão abrir Câmpus fora da sede, novos cursos. Haverá a expansão do ensino a distância acompanhado do conceito de instituição, o que significa dizer que as Universidades terão poder muito maior de abrir polos, fora de suas sede, e ofertar o ensino, na modalidade a distância, e a criação dos cursos mistos, chamados cursos híbridos, que é a tendência do mercado nesse momento”, frisou.

Na sequencia, as consultoras em inovação e tecnologia aplicada à Educação, Clarissa Bezerra e Carla Arena, falaram aos professores sobre novas experiências em Educação, com a utilização das novas ferramentas digitais que chegam ao mercado, troca de conhecimentos e discussões com um maior engajamento para o aprendizado e melhorias na sala de aula.

“Devemos usar a tecnologia a favor da educação”, destacou Carla Arena, em sua fala com os docentes. Foi falado ainda sobre as ferramentas do Google for Education e as novas formas de ensino baseadas nas tecnologias digitais.

“O que trabalhamos com os professores da UCB foi a questão do Mindset (significa Mentalidade ou Atitude Mental, ou ainda, Modelos Mentais), quer dizer, o docente se redescobrindo como professor atuando com estudantes que já nasceram com a tecnologia que temos aí. Então, o nosso trabalho é trazer essa realidade para os docentes, quer dizer, fazer provocações, questionamentos que realmente mostrem que temos que investir na nossa relevância. Em como nós nos mantemos relevantes com tanta informação, com tanta coisa acontecendo. O educador tem seu papel, mas precisa estar antenado para as mudanças que estão ocorrendo, ajustando isso à metodologia que ele usa em sala de aula”, destacou Carla Arena.

Além da palestra das consultoras em inovação, ao final da Acolhido dos Docente, os professores puderam escolher entre seis workshops: Curadoria Digital, Deixar o Google Forms Trabalhar por você (duas turmas), Ah! Eu que achava que arrasava nos slides (duas turmas) e Potencializando práticas com pensamento visual.


Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital