Notícias
08/02/2018 - 16:34
Conheça o novo reitor
O Prof. Dr. Gilberto Gonçalves Garcia se despede da Universidade Católica de Brasília e dá as boas-vindas ao Ir. Jardelino Menegat, seu sucessor
  • Conheça o novo reitor
  • Conheça o novo reitor
  • Conheça o novo reitor
  • Conheça o novo reitor
  • Conheça o novo reitor
  • Conheça o novo reitor
Esquerda Foto: Faiara Assiss Direita
Nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, após quatro anos à frente da Universidade, o Reitor, Prof. Dr. Gilberto Gonçalves Garcia, em um ato solene, comunicou o seu desligamento da Reitoria. No mesmo evento, ao lado do presidente do Conselho Administrativo da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), Ir. José Nilton Dourado da Silva, o Ir. Jardelino Menegat foi nomeado para o cargo de Magnífico Reitor da Universidade.

O ato foi acompanhado pelo Pró-Reitor Acadêmico da UCB, Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho, pelo Pró-Reitor de Administração, Prof. Dr. Dilnei Lorenzi, e pelo Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Creomar de Souza. Além deles, o corpo diretivo da UBEC também esteve presente, com o Diretor Executivo de Operações, Prof. Leonardo Nunes, e o Diretor Executivo Estratégico, Prof. Márcio Dias. Também estiveram presentes os diretores das Escolas da Universidade, coordenadores dos cursos, gerentes e coordenadores administrativos da Instituição.

O professor Gilberto ressaltou como legado a harmonização da mantenedora com a sua mantida. “Essa reaproximação foi um grande processo na minha gestão. Entender que nós temos que trabalhar em rede com as outras mantidas, por sermos um grupo, e desenvolver um processo corporativo”, destacou.

Ainda de acordo com o professor Gilberto, outros pontos positivos de sua gestão foram a possibilidade de ter feito a precificação de cursos; revisão do portfólio; uma política de abertura e renovação dos cursos de stricto sensu e ter dado um passo para o projeto novo de ensino a distância.

“Foi uma construção efetiva de uma unidade de negócios, e poder ter criado um clima organizacional positivo junto aos pares, coordenadores de cursos. Acho que o mais importante foi ter conseguido manter unida a Instituição como um todo”, enfatizou o professor Gilberto.

O novo Reitor, Ir. Jardelino Menegat, agradeceu todo o empenho dedicado nesses quatro anos de trabalho do professor Gilberto. “O professor Gilberto enfrentou grandes problemas aqui na Universidade. Foi um momento difícil, e eu acho que durante sua gestão ele conseguiu deixar a Instituição mais unida”, destacou.

Sobre sua futura tarefa, Ir. Jardelino disse que o que lhe compete de agora em diante é enfrentar outros problemas: “a crise política está afetando de forma grave a nossa base de alunos. Talvez, o que nós precisamos fazer é ver o quanto a nossa visibilidade externa está sendo reconhecida, vista e percebida. Talvez essa imagem deva ser fortalecida. Quem sabe o nosso grande trabalho deva ser o de reconstrução dessa imagem positiva, e com isso, captar, fidelizar mais estudantes”, ressaltou.

Outro ponto destacado pelo Ir. Jardelino foi sobre acolhimento. “Devemos saber e procurar fazer com que as pessoas se sintam bem na UCB. As pessoas devem se sentir acolhidas, cuidadas. Além disso, elas devem desenvolver as suas capacidades, (...) transformando isso tudo em sabedoria”.

Sobre os novos projetos, o Presidente do Conselho Administrativo da UBEC, Ir. José Nilton Dourado, desejou sucesso nos novos projetos do professor Gilberto e disse que espera novos ares para a Universidade nos próximos anos.

Adicionalmente, o Ir. José Nilton Dourado ressaltou que aqui nós temos pessoas com alto grau de qualificação profissional. “Nenhuma instituição privada tem uma estrutura como a nossa, compromisso de fazer a diferença é uma de nossas missões. Então, o que nós esperamos é que a Universidade seja uma referência em termos da pesquisa, de pessoas que saiam para serem diferentes no mercado de trabalho e de mudar o que está sendo feito neste Brasil”.

No que concerne ao papel transformador da Universidade Católica, o Ir. José Nilton ressaltou que esse é o espírito da UCB desde a sua criação e continuará a ser pelas próximas gerações. “Creio que se não tivermos esse papel, como uma instituição católica, de transformar ou de ajudar as pessoas a construírem pensamentos coletivos de mudança, nós não cumprimos com o papel de universidade católica. Hoje eu sinto que as pessoas têm medo de dizer que estudam em uma instituição católica. Devemos fazer com que as pessoas pensem e sintam que aqui, na UCB, o ser humano é valorizado e respeitado por ser filho de Deus. A sala de aula deve ser um espaço de educação e evangelização, porque evangelizamos por meio da educação.”



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital