Notícias
02/03/2018 - 15:14
Projeto da UCB procura resgatar a presença de mulheres nas ciências
Para conscientizar as alunas do curso de Engenharia Civil, o professor de Física da UCB Diego Nolasco criou o projeto
Projeto da UCB procura resgatar a presença de mulheres nas ciências Divulgação
Muitas profissões são conhecidas por serem predominantemente masculinas. Mas não é por isso que as mulheres que têm vontade de seguir determinadas carreiras devem desistir. Para conscientizar as alunas do curso de Engenharia Civil, o professor de Física da UCB Diego Oliveira Nolasco da Silva criou o projeto de extensão “The Science Dream Girls”.

A ideia surgiu após a nota baixa de uma aluna ser motivo de piada por um aluno que disse que a garota havia tirado aquela nota por estar em um curso de homens. Após o episódio, Diego decidiu criar o projeto que faz com que alunas entendam o seu papel na sociedade. “Tive vontade de incentivar as meninas a não desistirem de cursos com maioria masculina. Quis fazer com que elas acreditassem que as ciências exatas tinham espaço para as mulheres também”, afirma. A intenção é que as estudantes se percebam cientistas, e que possam entender seu papel de agente transformador da sociedade, ensinando o que aprendem.

A partir da criação do The Science Dream Girls, o educador, e mais 15 alunas de cursos como Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Biologia e Física, ofereceram para alunos da Escola Classe 106 Norte uma oficina chamada “Cientista por um dia na UCB”, e a partir daí a parceria com a escola só rendeu frutos. “Com a oficina, mostramos aos alunos um universo que eles não conheciam. Após o evento muitos já mostravam interessem em ser cientistas”, explica.

Hoje a equipe, que trabalha de forma voluntária, atua na Escola Classe com aulas de reforço de matemática e com aulas preparatórias para o Colégio Militar. O projeto conquistou tanto os alunos, que em breve terá sua própria sala na escola, o Espaço da Ciência. No futuro, o professor espera expandir para outros centros de ensino do DF e também abrir espaço para meninos: “Não importa se são homens ou mulheres, se cursam exatas ou não. Para fazer parte é importante ser alguém com vontade de agregar conhecimento aos jovens”, reforça Diego.



Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital