Graduação / Arquitetura e Urbanismo
Notícias
Arquitetura e Urbanismo
07/03/2018 - 17:15
Curso de Arquitetura e Urbanismo promove sua Aula Magna
Comunidade acadêmica recebeu no auditório do Bloco M dois especialistas da cidade, renomados no mercado de trabalho
  • Curso de Arquitetura e Urbanismo promove sua Aula Magna
  • Curso de Arquitetura e Urbanismo promove sua Aula Magna
  • Curso de Arquitetura e Urbanismo promove sua Aula Magna
  • Curso de Arquitetura e Urbanismo promove sua Aula Magna
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Estudantes e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo participaram, na manhã desta quarta-feira, 7 de março, da Aula Magna e acolhida dos calouros do 1º semestre de 2018. Intitulada de “Encontro de Ideias – Arquitetura na Atualidade”, a direção do curso convidou arquitetos renomados no cenário nacional para uma série de palestras e apresentações. O professor da Universidade de Brasília (UnB) por 40 anos, Raimundo Nonato Veloso Filho e o ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Paulo Henrique Paranhos apresentaram seus trabalhos ao auditório lotado.

Falando sobre a tradição das Aulas Magnas, o coordenador do curso, professor Márcio Nascimento de Oliveira, destacou a importância da participação dos estudantes na troca de experiências com grandes nomes da arquitetura.

“Os nossos convidados são referências nas suas áreas de atuação. Em todas as nossas Aulas Magnas trazemos personalidades que tenham muita produção, que mostrem possibilidades da profissão, que são várias, então, no evento de hoje, trouxemos dois perfis diferentes, mas que estão juntos em busca da melhor aplicação da arquitetura e que podem e devem servir de inspiração, pois, quem está entrando agora vai descobrir um mundo se descortinando e quem já está no curso irá se inspirar nos trabalhos apresentados”, frisou o professor Márcio.

Raimundo Nonato é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializado em Arquitetura Hospitalar, tendo recebido vários prêmios por seus trabalhos e é referência no ensino de desenho em Brasília.

Para Nonato, a troca de ideias e experiências com as novas gerações de Arquitetos é proveitosa para ambos os lados. “A experiência é recíproca. Temos algumas coisas para contar, pela experiência, pela idade e o retorno dos estudantes é muito interessante. É primordial esse diálogo para sabermos como as novas gerações estão pensando, seus anseios sobre a profissão. O nosso papel como educador é, além de mostrar o conhecimento, passar como o mercado está agindo, quais as tendências de momento, para eles (estudantes) já comecem a se preparar”, ressaltou.

Paulo Henrique Paranhos é formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, apresentou vários projetos premiados como o Pavilhão Sevilha, Estádio Nilton Santos, Catedral de Palmas, além de prêmios fora do país.

Segundo Paranhos, a conversa com os estudantes é fundamental em um processo de formação. “Temos aspectos fundamentais. Desafios que hoje, como a construção de um novo modelo de cidades e edificações, que estão sendo colocados e que precisam das nossas respostas como arquitetos, e os estudantes devem saber desses desafios, dessas condicionantes. Eles vão entrar no mercado de trabalho e devem se preparar para responder”, destacou.

Falando aos estudantes que começam o curso, Paranhos destacou o compromisso como sendo uma palavra primordial para o Arquiteto. “O compromisso é ter uma relação afetiva e passional com a profissão. É seguir aquilo que ele acredita e não deixar se curvar diante das determinantes do mercado. É ser ético com tudo e com todos”.


Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital