Notícias
12/03/2018 - 15:06
Reitoria participa de colação de grau
O Magnífico Reitor e os pró-reitores estiveram presentes na cerimônia de Colação de Grau e, em seus discursos, desejaram sucesso profissional aos formandos do 2º semestre de 2017
  • Reitoria participa de colação de grau
  • Reitoria participa de colação de grau
  • Reitoria participa de colação de grau
  • Reitoria participa de colação de grau
  • Reitoria participa de colação de grau
  • Reitoria participa de colação de grau
  • Reitoria participa de colação de grau
  • Reitoria participa de colação de grau
  • Reitoria participa de colação de grau
  • Reitoria participa de colação de grau
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
“Aos estudantes que acabam de se formar eu peço que toquem os corações. Se nós conseguirmos tocar os corações das pessoas vale tanto quanto o conhecimento que oferecemos a vocês. Vale cada esforço nas provas, cada nota no final dos semestres, cada batalha para conseguir se formar. Então, eu digo a vocês, toquem os corações das pessoas”. Foi dessa maneira que o nosso Magnífico Reitor, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, falou aos formandos do 2º semestre de 2017, das Escolas de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente e Educação, Tecnologia e Comunicação, nos dias 8 e 9 de março.

O Reitor discursou para os mais de 250 estudantes, bacharéis, licenciados e tecnólogos, para uma plateia atenta de pais, familiares, amigos dos formandos. Ao longo dos dois dias esteve ao seu lado o pró-reitor acadêmico, Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho; o pró-reitor de administração, Prof. Dr. Dilnei Lorenzi; o chefe de gabinete da Reitoria, Prof. Creomar de Souza; o diretor da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente, Prof. Dr. Douglas José da Silva; a diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, Profa. Anelise Pereira Sihler; o diretor da Católica EAD, Prof. Dr. Bruno Barreto; o coordenador dos cursos de Matemática, Química e Física, Prof. Dr. Cleber Alves da Costa; o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Marcio Nascimento de Oliveira; a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Profa. Dra. Luciana Galvão; o coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica e Energias Renováveis, Prof. Dr. Marcelo Gonçalves Resende; a coordenadora dos cursos de Letras e Pedagogia, Profa. Dra. Christine Maria Soares; o coordenador do curso de Comunicação Social, Prof. Dr. Leandro de Bessa; o coordenador dos cursos de Ciência da Computação, Redes de Computadores Segurança da Informação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação, Prof. Vilson Carlos Hartmann e o coordenador da Católica EAD dos cursos de Sistema de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da tecnologia da Informação, Pedagogia e Letras, Prof. Weslley Rodrigues Sepúlvida.

Antes da cerimônia de colação de grau, o capelão da Universidade, padre Tininho, realizou a Celebração da Palavra e destacou o poder transformador dos novos formandos guiados pela ética e pelo compromisso com Deus.

O Magnífico Reitor ressaltou, aos formandos, a conquista da graduação. “Tenham certeza que esse momento não é exclusivo de vocês, mas é compartilhado por todos os seus familiares e amigos. É uma formação colaborativa, e nós também fazemos parte desse time, como Universidade, seja por meio dos coordenadores, professores e colaboradores que, de alguma maneira, colaboraram para que vocês estivessem aqui hoje. Espero que olhem não como um mérito pessoal, mas como uma conquista da sociedade, pois estamos formando seres humanos capazes de transformar o mundo em sua volta”, frisou o Ir. Jardelino Menegat.

“A todos vocês, meus cumprimentos em nome de todos da Universidade Católica de Brasília. Que a vitória da formatura alcançada seja uma dentre muitas outras no percurso da história pessoal de vocês”, destacou o reitor em meio a muitos aplausos.

O pró-reitor acadêmico, Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho, destacou que o sucesso profissional dos formandos não está ligado às competências cognitivas, mas aos processos de formação ligados às várias áreas de conhecimento. “O que vai determinar o sucesso dos estudantes são as habilidades socioemocionais, que são as capacidades que eles têm de se relacionar em grupo, de colaborar, de cooperar, de liderar, de acionar a criatividade, um profissional multitarefa e multidisciplinar, por isso, um a formação continuada é a base de uma carreira estável e repleta de glórias”, disse.

Dever cumprido

Segundo o pró-reitor de administração, Prof. Dr. Dilnei Lorenzi, a Universidade tem o sentimento de dever cumprindo com aquilo que é a sua missão: atuar solidária e efetivamente para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade, por meio da geração e comunhão do saber.

“Muito mais do que bons profissionais que colocamos no mercado, respeitados em um ambiente de trabalho, nós temos uma preocupação em formar bons cidadãos, virtuosos na sua postura ética, na sua conduta moral e para nós isso é decisivo. Muito mais do que um profissional de renome, nós temos a preocupação em colocar pessoas melhores na sociedade, que possam transformar, construir um mundo melhor”, destacou o Prof. Dilnei.

Falando sobre a cerimônia de formatura, o pró-reitor Dilnei ressaltou o processo de transformação que esses estudantes estão inseridos. “No fundo, essa cerimônia é para desejar muitas felicidades, muitas alegrias, que cada um desses estudantes possa fazer das suas vidas um grande projeto de evolução da humanidade”.

Sobre a Universidade, o professor Dilnei ressaltou o papel referencial da Instituição nas vidas dos estudantes. “Somos uma referência para esses jovens. O tempo que eles passaram conosco, que conviveram na nossa Instituição marca a vida. E o melhor momento de um jovem é no ambiente universitário. É ali que eles fazem os melhores amigos. É ali que eles têm as grandes experiências, e daqui para frente, o que temos que desejar é sucesso, felicidade e até breve”.

As Escolas

A Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente é composta pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Física, Matemática e Química.

Para seu diretor, prof. Dr. Douglas José da Silva, a formatura é um divisor de águas nas vidas dos formandos. “Esse é um rito de passagem onde se inicia uma vida profissional. Toda carreira apresenta oportunidades e dificuldades. Fico tranquilo quando eu penso nos formandos porque eles estão extremamente preparados por terem uma formação consistente para transpor esses obstáculos das questões profissionais que ocorrem no dia a dia. Hoje é uma data que passa a ser referência para a vida dos estudantes, ou seja, antes da UCB e depois da UCB”, disse o professor Douglas.

Na formatura dos estudantes dos cursos de Ciências da Computação, Redes de Computadores, Segurança da Informação, Comunicação Social, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Letras e Pedagogia, a diretora da Escola, professora Anelise Pereira Sihler, destacou o momento como algo muito importante na trajetória de qualquer pessoa. “Hoje celebramos o sonho realizado e o início de uma nova caminhada. Além disso, convidamos esses formandos a continuarem a caminhada do saber, na UCB, participando de projetos de pesquisa, ou ingressando na pós-graduação, ou seja, continuem o seu processo educacional”, frisou.



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital