Notícias
12/03/2018 - 13:26
Universidade e Organização do Reino Unido promovem curso para iniciação em escrita científica
O curso, organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, coordenado pela professora Maria Aparecida Penso, foi projetado e coordenado pela professora Marta Helena de Freitas
  • Universidade e Organização do Reino Unido promovem curso para iniciação em escrita científica
  • Universidade e Organização do Reino Unido promovem curso para iniciação em escrita científica
  • Universidade e Organização do Reino Unido promovem curso para iniciação em escrita científica
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Nos dias 7 a 9 de março, recebemos professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação da UCB e de outras Instituições de Ensino Superior para um curso sobre Escrita Científica, promovido e financiado pelo British Council (organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).

O curso foi organizado pela professora do Programa de Pós-Graduação em Mestrado e Doutorado em Psicologia da UCB Marta Helena de Freitas e ministrado em inglês por duas professoras designadas pelo British Council, Vanneta, Marie D’Andrea (Reino Unido) e Mônica Campiteli (Brasil).

“O curso é um intensivo no modelo workshop e foi voltado para os docentes, pesquisadores, estudante de mestrado e doutorado e ensina como escrever artigos e papers científicos. O edital que concorremos e vencemos previa que poderíamos incluir mestrandos e doutorandos. Temos 22 estudantes, de diversos níveis, da Psicologia, Arquitetura, Educação Física e da Biotecnologia”, disse a coordenadora do Programa de Psicologia, Maria Aparecida Penso.

“Ministrado em língua inglesa, o curso facilita a internacionalização dos programas. O curso de Psicologia tem nota cinco (máxima) no conceito do Ministério da Educação, e para manter essa nota é preciso internacionalizar, sair da nossa zona de conforto e almejar, somar e contribuir com conhecimento em outras línguas”, frisou a professora Maria Penso.

Para a doutoranda em Psicologia Maria do Socorro Mendes, o curso oferecido é uma grande oportunidade para o entendimento e a construção textos científicos. “Aqui, aprendemos de maneira clara e objetiva o que é a pesquisa. Isso nos leva a outros patamares. Estamos em uma imersão internacional, uma língua que sabemos ser importante para a pesquisa. Aliado a isso, temos pessoas qualificadas do British Council dando suporte no sentido de nos qualificar e capacitar para lançar no mundo científico artigos mais bem preparados, elaborados dentro das normas internacionais”, ressaltou.

Já para a mestranda de Biotecnologia Mariana Botelho Garcia, “o curso é interessante porque é multidisciplinar e estão sendo abordados temas que vão ajudar a realmente construir um texto científico padrão. Na minha área, por exemplo, só existem trabalhos em Inglês, então, para mim está sendo muito importante para me aperfeiçoar”, destacou.



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital