Graduação / Química
Notícias
Química
21/03/2018 - 16:15
Sociedade Brasileira de Química promove encontro regional
O evento reúne representantes de toda a Região Centro-Oeste para debater o futuro da Química no país
  • Sociedade Brasileira de Química promove encontro regional
  • Sociedade Brasileira de Química promove encontro regional
  • Sociedade Brasileira de Química promove encontro regional
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
 Começou nesta quarta-feira, 21, e segue até a sexta-feira, 23, o II Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química (redes do Centro-Oeste). O evento ocorre no auditório do Bloco K e é organizado pela Sociedade Brasileira de Química do Distrito Federal, com apoio da UCB, e contou com sessões técnicas, grupos de trabalho, mesas de debates, minicursos, palestras, exposições e premiações de pôsteres.

O professor do curso de Química e um dos organizadores do encontro, Dr. Jonatas Gomes da Silva, descreveu o encontro como um dos maiores já realizados, com mais de 250 inscritos, 90 trabalhos a serem apresentados, com participação de representantes do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ele ressaltou a importância desses encontros regionais para o incentivo e formação de novos profissionais da área.

“Este ano trouxemos o II Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química para Brasília, e a intensão é promover interação entre instituições de ensino, da área de Química, do Centro-Oeste e a maior participação dos estudantes, com oportunidade de ver os trabalhos e de mostrar o que eles desenvolvem dentro da academia”, destacou o prof. Jonatas.

Ainda segundo o professor, a UCB tem uma cultura de desenvolver projetos de pesquisa na área, daí o grande trabalho para captar esse II Encontro para dentro do Câmpus da Universidade.

A mesa inaugural contou com a presença de diversas autoridades do setor, entre elas o diretor da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente, prof. Dr. Douglas da Silva, e o coordenador dos cursos de Matemática, Química e Física, prof. Dr. Cleber Alves da Costa.

RMN

A palestra de abertura contou com a presença do representante do Instituto de Química (IQ), da Universidade Federal de Goiás (UFG), prof. Dr. Luciano Morais Lião, que abordou o tema: “A Extraordinária Ferramenta de Ressonância Magnética Nuclear (RMN)”.

O professor Luciano apresentou um panorama de inúmeras técnicas, aplicações e tendências da RMN que têm se tornado uma ferramenta primordial para o químico. “A Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é ferramenta analítica que, desde o seu surgimento, na década de 40, foi a que mais apresentou inovações tecnológicas e que mais diversificou seu campo de atuação e aplicações e ainda continua em pleno desenvolvimento. Atualmente é a principal ferramenta de investigação científica, sendo empregada em quase todas as áreas da ciência, da química à medicina, da exploração de petróleo a artes plásticas, da agricultura ao controle de qualidade de alimentos, bebidas, combustíveis, medicamentos, cosméticos, tecidos e até mesmo de plantas. A RMN tem tido papel fundamental em inúmeras descobertas científicas que têm possibilitado o desenvolvimento da humanidade”, destacou.

Confira aqui a programação completa do II Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química.


Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital