Notícias
13/04/2018 - 14:44
Reitor da UCB abre Simpósio sobre direitos indígenas
O evento acontece até o dia 14 de abril e é organizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU)
  • Reitor da UCB abre Simpósio sobre direitos indígenas
  • Reitor da UCB abre Simpósio sobre direitos indígenas
  • Reitor da UCB abre Simpósio sobre direitos indígenas
  • Reitor da UCB abre Simpósio sobre direitos indígenas
  • Reitor da UCB abre Simpósio sobre direitos indígenas
Esquerda Direita
A Universidade Católica de Brasília organizará encontros para debater o resgate dos direitos humanos dos povos indígenas e de outros segmentos da população brasileira. Foi o que afirmou o Magnífico Reitor da Católica, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, após participar, na noite de 12 de abril, da mesa de abertura do Simpósio “Desafios e perspectivas sobre temas atuais dos direitos indígenas no Brasil”, ao lado de personalidades como a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

O evento acontece até o dia 14 de abril e é organizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (6CCR/MPF), a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Universidade de Brasília (UnB).

Direitos tolhidos

“Infelizmente, os direitos dos povos indígenas – bem como os de outros segmentos menos favorecidos da sociedade – estão sendo tolhidos, em função de várias situações pelas quais o Brasil está passando. Há muito espaço em nossa Universidade para discutir a fundo estas questões. Não pode haver qualquer temor ou resistência para que o ambiente acadêmico se dedique a abordar tais questões”, afirmou o reitor.

Raquel Dodge disse que a temática dos direitos dos povos indígenas era pouco abordada na Academia em geral e defendeu que haja mais pesquisas acadêmicas e outros estudos e debates reunindo mestres e alunos.

Para o reitor, esta provocação por parte da procuradora-geral da República faz todo o sentido. Segundo ele, as universidades, de uma forma geral, têm que estar abertas a esse amplo debate. “Vamos promover encontros, seminários, simpósios nesse sentido. Precisamos resgatar os direitos dos indígenas porque, até a chegada dos colonizadores europeus e de outras partes do mundo, eles tinham todo o direito à terra, mas perderam espaços e bens que lhes pertenciam”, disse.

40 mestrandos do MPU na UCB


O Simpósio reúne especialistas, representantes estatais e de órgãos indigenistas, associações indígenas, estudantes, membros e servidores do Ministério Público da União e demais interessados em debater temas da questão indígena relacionados a identidade, mobilidade, territórios, violência, entre outros assuntos que afetam esses povos atualmente. Integram a lista de participantes os procuradores do MPU que cursam mestrado na Católica. A UCB reúne 40 procuradores mestrandos.

“Temos a confiança do Ministério Público em preparar os procuradores em relação a essas diferentes temáticas; o strictu sensu prevê muitas pesquisas e os mestrandos têm que se preocupar com várias temáticas, entre elas, esta dos direitos dos povos indígenas. Daí a importância e o orgulho de a Católica estar participando deste Simpósio com o Ministério Público da União, a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal e a Universidade de Brasília”, comentou o Ir. Jardelino.

O Simpósio ofereceu 60 vagas para alunos do Programa de Mestrado em Direito da UCB/ESMPU, 20 vagas para os participantes do Programa de Mestrado em Sustentabilidade junto aos Povos e Terras Tradicionais da UnB, 40 vagas para agentes públicos indicados por órgãos de governo e 30 vagas para membros e servidores do MPU e público externo.

Saiba mais sobre o Simpósio clicando em: http://escola.mpu.mp.br .




Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital