Graduação / Odontologia
Notícias
Odontologia
09/05/2018 - 11:29
Odontologia é referência no atendimento a pacientes especiais
A Universidade oferece atendimento odontológico gratuito para pacientes especiais de qualquer idade, por meio da Clínica de Odontologia para Pacientes Especiais
Odontologia é referência no atendimento a pacientes especiais Foto: Faiara Assis
A saúde bucal de pessoas com necessidades especiais requer cuidados específicos, para minimizar riscos durante o atendimento e promover a confiança e conforto entre médico e paciente. A busca por profissionais preparados para essa demanda é uma dificuldade enfrentada por muitas famílias. Pensando nisso, a Universidade oferece atendimento odontológico gratuito para pacientes especiais de qualquer idade, por meio da Clínica de Odontologia para Pacientes Especiais (COPE).

A Clínica é coordenada pelo professor Alexandre Franco, referência no atendimento odontológico a pessoas especiais do Distrito Federal. “O nosso foco é a qualidade do atendimento, e não a quantidade. Buscamos respeitar sempre a individualidade e necessidade de cada paciente. Unimos o contexto do ensino, atividades clínicas, pesquisa e extensão”, destaca o professor.

As atividades clínicas são realizadas por estudantes sob orientação constante e englobam as especialidades odontológicas em geral, exceto implantes dentários e aparelhos ortodônticos.

O nosso curso de Odontologia é o único no Centro-Oeste a oferecer esse tipo de serviço como disciplina obrigatória, na qual os estudantes têm aulas teóricas e realizam as atividades práticas na clínica no período de dois semestres. “Assim, os estudantes podem ter um maior contato com a prática e ainda atuar em prol da comunidade, junto ao alinhamento de preocupação social da UCB”, conta Franco.

Além disso, a COPE atende pacientes com as mais diversas condições especiais de saúde, como pessoas com algum tipo de deficiência física; sensorial; transtornos mentais e síndromes, como: síndrome de Down, síndromes raras; Autismo; Paralisia cerebral, doenças sistêmicas crônicas de difícil controle e doenças que atingem a imunidade do paciente.

As consultas são realizadas às quintas-feiras pela manhã, após triagem e organização logística-temporal da COPE. Estima-se que mais de 40 pacientes sejam atendidos por dia.






Profissionais do Texto

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital