Notícias
14/05/2018 - 14:00
Projeto Hackatruck seleciona estudantes de TI da UCB
A ideia é solucionar problemas sociais por meio da tecnologia. O evento é organizado pela IBM Brasil, em parceria com a Apple
  • Projeto Hackatruck seleciona estudantes de TI da UCB
  • Projeto Hackatruck seleciona estudantes de TI da UCB
Esquerda Fotos: Ludmila Salimena/Faiara Assis Direita
O Hackatruck é um projeto de capacitação profissional de estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação. Ele é patrocinado pela IBM Brasil em colaboração com a Apple, por meio da Lei da Informática. Em 2018, o projeto selecionou seis universidades em todo o país para estimular o estudante a pensar, desenvolver e aprimorar tecnologia, seja já existente ou criada do zero. A UCB foi a instituição selecionada em Brasília para receber o curso de seis semanas proposto pela IBM Brasil.

Na noite de quarta-feira, 9, o mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, tecnólogo em Processamento de Dados, pós-graduado em Administração e líder de Parcerias Educacionais e P&D na IBM Brasil, Luís Flávio da Silva, veio exclusivamente de São Paulo para apresentar o projeto Hackatruck para os estudantes da UCB.

A ideia básica do projeto Hackatruck é selecionar 50 estudantes, ensiná-los a criar soluções baseadas em tecnologia, utilizando computação nas nuvens, sensores, internet das coisas e utilizando a linguagem de programação Swift, para dispositivos da linha Apple (celulares, iPads, MacBooks). Após o curso, uma carreta modificada, transformada em um laboratório com equipamentos de última geração, ficará estacionada no Câmpus I, durante seis semanas, para que os estudantes possam colocar em prática os seus projetos.

“A nossa ideia é mostrar o que é a tecnologia de ponta, ensinar e mostrar um espaço de prototipação ‘makerspace’ (são espaços comunitários equipados com ferramentas, impressoras 3D, cortadoras a laser, routers, serras a laser, furadeira, lixadeiras etc.).

Dentro desses espaços, teremos uma série de ferramentas que possibilitam ao estudante criar protótipos que possam ser solução para problemas que ele conhece da sociedade. Um exemplo básico que tivemos foi a criação de um pluviômetro, todo dentro do Hackatruck”, destacou Luís Flávio.

O coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UCB, professor Vilson Carlos Hartmann, destaca o sucesso do projeto, com sua segunda edição na UCB. “O Hackatruck vai passar nas principais universidades do país. O nosso estudante terá a oportunidade de fazer algo que pensa por meio do conceito makerspace, que é muito inovativo. A ideia é solucionar um problema e desenvolver uma solução por meio da tecnologia. O que ele desenvolver, no final, é dele. Se for um objeto, o estudante pode fazer uma startup, continuar desenvolvendo e posteriormente vender. Se for um aplicativo, ele vai poder subir para a loja virtual da Apple”, disse.

Como participar?


Para participar do projeto, os estudantes devem fazem o cadastro no site e se inscreverem para participar do curso em educação a distância (EaD). Os alunos aprovados nessa etapa concorrem às vagas do curso presencial em Linguagem de Programação Swift.



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital