Notícias
11/05/2018 - 16:00
Os caminhos da Odontologia foi tema do 1º Trend Talks
O convidado da noite foi o prof. Dr. Eduardo Sampaio, que falou sobre o tema: "Odontologia IN or OUT: Para onde estamos indo?"
  • Os caminhos da Odontologia foi tema do 1º Trend Talks
  • Os caminhos da Odontologia foi tema do 1º Trend Talks
  • Os caminhos da Odontologia foi tema do 1º Trend Talks
Esquerda Fotos: Yasmin Ibrahim/Captura Direita
O curso de Odontologia promoveu, na noite desta quarta-feira, 9 de maio, o 1º Trend Talks Odonto UCB. A ideia do evento foi mostrar o amplo mercado de atuação do profissional da área. “A partir deste encontro, que tem um formato de um Talk Show, discutir assuntos inovadores da Odontologia”, destacou o coordenador do curso, professor Eric Jacomino Franco. O convidado da noite foi o prof. Dr. Eduardo Sampaio, que falou sobre o tema: "Odontologia IN or OUT: Para onde estamos indo?".

Segundo a professora Daniele Pedrosa, uma das organizadoras do evento, a ideia é que haja outros eventos parecidos a cada semestre. “Falaremos o que foi moda no passado, quais são as práticas atuais no ramo da Odontologia para abrir a cabeça dos nossos estudantes. Não queremos focar em um tema específico, mas trazer assuntos de maneira bem geral, para com isso trazer mais estudantes. Então, vamos trazer professores de outras Universidades, de outros lugares do país, para estar dividindo esse momento conosco”.

Estiveram presentes os estudantes do curso de Odontologia do período integral e noturno, docentes e egressos. “A nossa ideia é essa mesmo, envolver todos os semestres do curso”, disse a professora Daniela.

Para o professor Eric Jacomino Franco, o 1º Trend Talks Odonto teve o objetivo de trazer, dentro de um modelo inovador de apresentação, temas que são relevantes dentro da profissão, temas que normalmente não são abordados dentro de sala de aula e as principais tendências e modismos que a Odontologia traz, para que os estudantes tenham senso crítico e possam selecionar, de fato, o que é mito e o que é verdade dentro da profissão.

“A nossa ideia, com o Trend Talks, é trazer de fato especialistas de várias áreas e sempre discutir inovações, tendências, empreendedorismo. Tudo isso é relevante para o planejamento de carreira, as opções de especialização e o futuro que os estudantes terão para investir. Essas ações também são fundamentais dentro do processo formativo do estudante da UCB e caracteriza-se como extensão, porque em uma atividade dessa natureza você acaba discutindo e aplicando outros temas que vão além da formação tradicional.”, disse o professor Eric Jacomino.

O palestrante da noite, o professor Eduardo Sampaio é cirurgião-dentista em São Paulo (SP), mestre e especialista em Periodontia, especialista em Implantodontia e apresentador do iDent Talks - O primeiro talk show da Odontologia, fez um relato da profissão no mundo.

Segundo Sampaio, o objetivo da palestra foi tentar entender um pouco mais sobre o mercado da Odontologia, principalmente da parte estética. “Vou tentar trilhar o caminho que a Odontologia fez nos últimos anos até chegar aos dias atuais, com essa loucura toda que está em busca da estética perfeita e qual é o real posicionamento do dentista dentro disso tudo”, frisou.

Para o professor Eduardo Sampaio, a profissão de 20 anos atrás é totalmente diferente da dos dias atuais, e a Odontologia de 20 anos à frente será completamente distinta das de hoje. “Vamos tentar mostrar que a coisa vem se transformando nesse caminho”, disse.

“Não podemos deixar o mercado de trabalho ditar as regras da nossa profissão. E é isso que está acontecendo. Temos que ser mais críticos com os procedimentos que estão sendo realizados. E é fundamental essa conversa com estudantes, porque eles serão o futuro da nossa profissão. Devemos ser pautados na ética e com valores muito bem embasados e não deixar ser influenciados pelas exigências do mercado, principalmente da área estética. Nós, como profissionais de saúde, temos como obrigação devolver a saúde para o paciente, independente do ganho comercial ou não. O que eu sempre digo é que o resultado financeiro de uma profissão de saúde é consequência de um trabalho bem executado. Eu espero conseguir mudar um pouco a mentalidade dos novos profissionais, pois são eles que farão parte desse mercado”, destacou o professor Eduardo Sampaio.



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital