Notícias
14/05/2018 - 16:15
UCB participa de encontro de educação no Vale do Silício
Os gestores da UCB e da UBEC conheceram projetos educacionais que integram os estudos ao ambiente tecnológico em que o jovem está inserido
  • UCB participa de encontro de educação no Vale do Silício
  • UCB participa de encontro de educação no Vale do Silício
  • UCB participa de encontro de educação no Vale do Silício
  • UCB participa de encontro de educação no Vale do Silício
Esquerda Divulgação Direita
As inovações tecnológicas têm transformado as relações pessoais e de trabalho. Essa mudança faz com que as instituições de ensino busquem integrar a evolução tecnológica aos processos pedagógicos como um suporte pedagógico fundamental para aprimorar o ensino. Na busca por inovações para potencializar a aprendizagem dos alunos, o pró-reitor Acadêmico da Universidade Católica de Brasília (UCB), prof. Daniel Rey de Carvalho, acompanhado do diretor-executivo estratégico da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), prof. Márcio Pereira Dias e do diretor-geral da Católica EAD, prof. Bruno Barreto, fizeram uma imersão em instituições de ensino, empresas e startups ligadas à educação no Vale do Silício, na Califórnia (EUA).

Os gestores foram conhecer projetos educacionais que integram os estudos ao ambiente tecnológico em que o jovem está inserido. “Somente equipar uma sala de aula com tecnologias modernas e equipamentos de última geração não traz resultados efetivos ao aprendizado do aluno. É preciso capacitar os professores e ativar programas acadêmicos e pedagógicos onde a tecnologia reforça e dá potência à relação entre professor e aluno e também aos processos de ensino-aprendizagem”, declarou o prof. Márcio Dias, diretor-executivo estratégico da UBEC – União Brasileira de Educação Católica, mantenedora da UCB.

As instituições foram escolhidas por seus diferenciais em inovação e tecnologia, que para o pró-reitor Acadêmico da UCB, Daniel Rey, conhecer os projetos da Universidade de Stanford, em São Francisco (EUA), foi enriquecedor e mostrou que a Católica está seguindo as mesmas diretrizes das maiores universidades do mundo. "A Universidade de Stanford é considerada uma das quatro instituições americanas de ensino de maior prestígio do mundo e “mãe da internet”. É muito gratificante constatar que a decisão da UCB de investir no empreendedorismo e de impulsionar startups, por meio de uma Aceleradora, está em sintonia com o caminho trilhado pela Stanford. Mostra que estamos no rumo certo para oferecer uma educação de excelência e oportunidade de crescimento profissional aos nossos alunos", afirma.

Segundo o Prof. Daniel Rey, é interessante destacar também a proposta disruptiva promovida pela Ecolè 42, outra instituição visitada. “Trata-se de uma escola com foco na área de engenharia de software que funciona sem professores na unidade. Os processos de aprendizagem e avaliação são feitos pelos próprios estudantes, abordagem conhecida como Peer to peer ou Peer Instruction, aqui no Brasil. A unidade que visitamos tem 2.000 vagas, sendo que 600 alunos moram na própria instituição, e conta com 15 funcionários que cuidam de questões administrativas. O impressionante é a qualidade da aprendizagem e o grau de exigência que observamos conversando com vários estudantes da escola”, conclui.

Promovida pela Nuvem Mestra, consultoria especializada em G Suite para Educação e projetos especiais de tecnologia, a viagem envolveu mais de 30 gestores de educação básica e de ensino superior do Brasil. Na lista das instituições visitadas estavam ainda Lemann Center, Palo Alto High School, Khan Academy, Google Plex, Udacity, Udemy, Edmodo e Quizlet.



Profissionais do Texto

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital