Notícias
15/05/2018 - 14:00
Curso de Enfermagem celebra 15 anos de fundação
Estão programadas palestras, minicursos, oficinas voltadas ao tema “A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar”
  • Curso de Enfermagem celebra 15 anos de fundação
  • Curso de Enfermagem celebra 15 anos de fundação
  • Curso de Enfermagem celebra 15 anos de fundação
Esquerda Gabriela Fonseca/Captura Direita
O nosso curso de Enfermagem está completando 15 anos de atividade. Para celebrar um dos mais consolidados e conceituados cursos da área em Brasília (DF), a coordenação do curso, em conjunto com a Escola de Saúde e Medicina e os seus estudantes, organizou uma série de atividades, como palestras, minicursos e tardes científicas. Serão cinco dias de intensa programação (14 a 18 de maio) sob o tema “A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar”.

A abertura das atividades ocorreu nesta segunda-feira, 14, no auditório do Bloco M, e contou com a presença de estudantes, corpo docente, coordenadora do curso, prof.ª Daniella Melo Arnaud Sampaio, e da diretora da Escola de Saúde e Medicina, prof.ª Cristine Savi Fontanive.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, Daniella Melo Arnaud, os 15 anos de curso marcam a importância da profissão e a excelência educacional da Universidade. “Temos mais de 200 estudantes de Enfermagem por ano, isso mostra como somos tradicionais no mercado. Além disso, o nosso diferencial é que temos uma grade curricular de quatro mil horas, composta por oito semestres; nosso corpo docente é formado, em sua maioria, por Mestres e Doutores; os estágios são realizados ou nas unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal ou no Hospital da UCB, e os estudantes iniciam as práticas desde o primeiro semestre”, frisou.

As atividades de aniversário do curso estão acontecendo concomitantemente com a Semana Brasileira de Enfermagem. “O Dia do Enfermeiro é comemorado dia 12 de maio, por isso que o nosso evento é uma semana, iniciando dia 14 e finalizando dia 18 de maio, teremos diversas atividades. Teremos a abertura oficial, palestras, mesas-redondas, apresentação de vídeos. Nos dias seguintes, teremos minicursos abertos a todos os interessados, e no último dia haverá a apresentação de uma peça que contará a história da enfermagem”, explicou a professora Daniella.

A diretora da Escola de Saúde e Medicina, prof.ª Cristine Savi Fontanive, ressaltou a celebração de mais uma no do curso e a importância do enfermeiro. “Eu acho extremamente importante essa celebração, porque a Enfermagem é uma das áreas da Saúde que mais atendem, participam, tanto na saúde coletiva, quanto na saúde particular, no Brasil e no mundo. Temos muito que comemorar o curso e principalmente a profissão, que está em alta no mercado de trabalho”.

“A Enfermagem faz um link com todos os cursos da Escola, tem relação com muitas áreas, desde a Medicina, Nutrição, Odontologia, Educação Física, então, o enfermeiro está sempre presente. Além disso, a Enfermagem tem atividades muito importantes e específicas dentro da Escola de Saúde e Medicina, como atividades de extensão, científicas e didático-pedagógicas”, ressaltou a professora Cristine.

A professora do curso de Enfermagem e uma das organizadoras do evento, Graciele de Souza Freitas, falou sobre as atividades. “Trouxemos vários palestrantes que abordarão temas abrangentes dentro do campo da Enfermagem (Obstetrícia, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Curativos...), contribuindo e muito para a formação de nosso estudante”, disse.

“Esses 15 anos representam uma grande conquista para a Instituição, para o corpo docente e para os estudantes, porque a Enfermagem é uma profissão inspiradora, voltada para o amor, relegada ao cuidado com o próximo, às questões humanísticas e às demandas sociais atuais, por isso é muito importante para nós fazermos parte dessa equipe e poder contribuir da melhor maneira possível para os próximos 15 anos do curso”, destacou o professor do curso, Maurício de Oliveira Chaves.

Como participar?

Ainda há vagas para as palestras e minicursos. Para se inscrever nas palestras e tarde científica, acesse o link: https://goo.gl/iF2yFA. Para se inscrever nos minicursos, entre em contato com o estudante João Luiz, responsável por esta atividade, no telefone (61)9 9395-2939. Os minicursos tem uma taxa de participação de R$ 20,00.



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital