Notícias
17/05/2018 - 08:50
1º Encontro de coordenadores de Pastoralidade da UBEC
O evento aconteceu na UCB e contou com visitas técnicas, troca de experiências, palestras e discussões sobre as Diretrizes de Pastoralidade da UBEC
  • 1º Encontro de coordenadores de Pastoralidade da UBEC
  • 1º Encontro de coordenadores de Pastoralidade da UBEC
  • 1º Encontro de coordenadores de Pastoralidade da UBEC
  • 1º Encontro de coordenadores de Pastoralidade da UBEC
  • 1º Encontro de coordenadores de Pastoralidade da UBEC
  • 1º Encontro de coordenadores de Pastoralidade da UBEC
  • 1º Encontro de coordenadores de Pastoralidade da UBEC
  • 1º Encontro de coordenadores de Pastoralidade da UBEC
  • 1º Encontro de coordenadores de Pastoralidade da UBEC
  • 1º Encontro de coordenadores de Pastoralidade da UBEC
Esquerda Fotos: Gabriel Marques Direita
O Câmpus I da Universidade Católica de Brasília (UCB) foi o local escolhido pelos líderes de Pastoralidade das Unidades de Missão da União Brasileira de Educação Católica (UBEC) para a realização do 1º Encontro de Pastoralidade da UBEC.
Estiveram presentes representantes da Universidade Católica de Brasília; Faculdade Imaculada Conceição do Recife; Faculdade Católica do Tocantins; Unileste; Centro Educacional Católica de Brasília (CECB); Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais e Colégio Padre de Man.

O supervisor de Pastoralidade da UBEC, Joaquim Alberto Andrade Silva, destacou a importância desse primeiro encontro para partilha de experiências. “São três dias aqui em Brasília, com os coordenadores e lideranças de Pastoral. Faremos duas rodas de conversas com esses líderes e convidados sobre planejamento de Pastoral; cultura de planejamento; a necessidade de se ter uma organização; a construção de um plano de ação Pastoral, na perspectiva da implementação das Diretrizes de Pastoralidade da UBEC”, destacou Joaquim.

Joaquim falou ainda sobre a centralidade que a Pastoralidade exerce dentro das Unidades de Missão, como um dos pilares transformadores dessas instituições. “A Pastoralidade é um tema central na vida da instituição UBEC. Nós nos identificamos como instituição confessional, cristã, católica, então, desta forma, é nosso dever apresentar nossa identidade Católica. Então, a UBEC se posiciona por meio das Diretrizes de Pastoralidade que apresentam um formato de fazer a educação de forma diferenciada, evangelizadora, que perpassa o processo de Pastoral, aí a importância de se pautar a Pastoralidade, os processos pastorais no exercício dos trabalhos das Unidades de Missão. A importância é reafirmarmos a nossa identidade como Católica, o nosso jeito de fazer educação que é diferente do que se tem no mercado, um jeito acolhedor, que respeita, que cada vez mais quer transformar as pessoas em cidadãos diferentes”.

O Magnífico Reitor da UCB, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, acolheu os coordenadores de Pastoralidade, frisando a importância desse encontro, em especial, dentro da UCB. “O fato de termos Diretrizes estabelecidas é uma coisa importante, mas elas precisam ser internalizadas e serem compartilhadas. Esse encontro é um evento para ver a forma como nós podemos operacionalizá-las nas diversas Unidades de Missão que a UBEC mantém”, explicou o reitor.

“A Pastoralidade é, talvez, uma das formas de mostrar a nossa diferença e a nossa identidade, como instituição Católica, e a diferença é que temos uma obrigação de dar educação de qualidade, mas, além disso, tocarmos os corações das pessoas, fazer com que elas sejam diferentes pelo fato de terem passado nas nossas instituições”, ressaltou o Magnífico Reitor, Ir. Jardelino Menegat.

Roda de Conversas

No período da tarde aconteceu, no auditório do Bloco M, uma Roda de Conversa na qual estiveram presentes o Magnífico Reitor, Ir. Jardelino Menegat, juntamente com o pró-reitor Acadêmico, prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho, e o pró-reitor de Administração, prof. Dr. Dilnei Lorenzi, além de vários diretores de Escolas, coordenadores de cursos, gerentes administrativos e convidados de outras instituições.

Segundo o vice-presidente do Conselho de Administração da UBEC, prof. MSc. Pe. José Romualdo Degasperi, as Diretrizes de Pastoralidade, publicadas neste ano, são um processo construtivo de vários anos. “A Pastoralidade é o genoma da instituição, fazendo parte dos seus pilares, mas sem modificar sua estrutura. A ideia de Pastoralidade é se apoderar e configurar todos os demais eixos de uma instituição, para que sigam um mesmo propósito, um mesmo caminho. As diretrizes de Pastoralidade foram escritas após longos debates e reflexões aqui dentro desta Universidade, por muitos anos”, frisou o padre Romualdo, citando o seu período como reitor da UCB.

O prof. Dr. Luis Síveres, um dos convidados a fazer o uso da palavra, destacou que a Pastoralidade tem os seus méritos. “A semente que plantamos brotou agora. Estamos vivendo um momento muito oportuno para termos uma disposição Pastoral”, destacou.
O professor Síveres fez uma série de apontamentos acerca da publicação da UBEC, e questionou: “Como devemos usar as Diretrizes? Como bengala ou como cajado? ”, fazendo referência à parábola bíblica do Bom Pastor.

Já para a professora Vanildes Gonçalves dos Santos, a Pastoralidade, por meio das Diretrizes, favorece para a cultura do encontro. “A Pastoralidade nos coloca no lugar do pensar sobre nós mesmos. Devemos nos reposicionar, mas em qual direção? Temos que repensar a forma do fazer, da atuação acadêmico-administrativa, em uma perspectiva humanizada e humanizadora”, destacou.



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital