Notícias
11/06/2018 - 12:13
Estudantes realizam projeto com crianças e adolescentes
Estudantes da UCB desenvolveram atividades junto com crianças e adolescentes de escolas públicas e creches do Distrito Federal
  • Estudantes realizam projeto com crianças e adolescentes
  • Estudantes realizam projeto com crianças e adolescentes
Esquerda Matheus Dantas Direita
Educação + Comunicação. Uma soma simples que gera resultado promissor e gratificante. Nessa perspectiva, alunos da disciplina Agência Experimental de Comunicação Comunitária, dos cursos de Jornalismo e Publicidade da UCB, orientados pelo professor Joadir Foresti, se uniram aos estudantes de Serviço Social para desenvolver atividades de Educomunicação junto com crianças e adolescentes de escolas públicas e creches do Distrito Federal.

Universitários dos turnos diurno e noturno dividiram-se em grupos e visitaram quatro escolas: Centro de Ensino Fundamental 05 de Taguatinga, Centro Educacional 05 de Taguatinga, Centro Socioeducativo Santo Aníbal e Centro de Ensino Fundamental 01 do Riacho Fundo II. Durante um semestre, foram realizadas oficinas e encontros semanais com os alunos do ensino básico.

Juntos, universitários e estudantes puderam trabalhar e refletir sobre temas sociais que merecem atenção no ambiente escolar e no cotidiano dessas crianças e adolescentes, como preconceito, racismo, bullying e violência. As atividades resultaram em um produto comunicativo feito a partir das vivências dos alunos. O objetivo principal: dar voz e visibilidade ao jovem.

Em cada escola, experiências diversas foram registradas no YouTube, em E-book, revista eletrônica, documentário, mas, principalmente, no interior de cada criança e adolescente.

Para apresentar os resultados das Oficinas Educomunicativas, os universitários organizaram um seminário no auditório do Bloco K da UCB, na última quarta-feira, 6 de junho, do qual participaram também os estudantes das escolas públicas, ou seja, os protagonistas do projeto, que puderam, consequentemente, conhecer o ambiente universitário a fim de já se familiarizarem.


Para a diretora do Centro de Ensino Fundamental 01 do Riacho Fundo II, "a atividade é muito importante, porque serve para trazer esperança aos alunos da educação formal, uma vez que muitos deles se mostram sem perspectivas para o futuro”.

Por sua vez, a aluna Hellen Bezerra, do 8º ano do Centro Educacional 5 de Taguatinga, a participação serviu para criar mais confiança e segurança pessoal.



Por Maria Isabel Félix com supervisão da porfessora Eliane Muniz

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital