Notícias
11/06/2018 - 14:22
Estudantes de Matemática se preparam para a apresentação dos TCCs
Os trabalhos serão apresentados no próximo dia 12, no auditório do Bloco M
No próximo dia 12, no auditório do Bloco M, ocorrerá a IV Jornada de Divulgação Científica do Curso de Matemática. Neste evento serão apresentados os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos estudantes para as bancas examinadoras.

"As apresentações de TCCs configura uma etapa importante na vida acadêmica desses futuros professores de Matemática. Trata-se de um momento de avaliação, mas também de compartilhar as experiências durante o desenvolvimento das pesquisas. Mais ainda, recebemos a notícia de que dois desses alunos já estão aprovados no Mestrado em Matemática da Universidade de Brasília. Esperamos que estes trabalhos possam inspirar outros jovens para atuarem na Educação Matemática e áreas afins", frisou a professora do curso de Matemática, Luciani Bueno Tavares.

Selecionamos dois projetos destaque desta IV edição:

Estratégias para o ensino da Geometria aos estudantes surdos no Ensino Fundamental II

Autores: Estefany Alves de Melo Dourado e Luiza Alessandra Bezerra
Avaliadores: Profa. MSc. Valícia Ferreira Gomes (orientadora) e Profa. Dra. Erondina Barbosa da Silva.

O trabalho é uma sequência didática que apresenta o processo de ensino-aprendizagem em matemática dos discentes surdos que estudam em uma turma inclusiva, por meio de um conjunto de aulas.

“Na atualidade, os docentes encontram muitas barreiras ao inserir alunos com deficiências em uma turma regular. E os fatores principais seriam a falta de formação continuada dos professores na área inclusiva, o não conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), por parte do estudante, e o uso excessivo do ensino tradicional sem utilizar materiais didáticos. O trabalho apresenta a história da Língua de Sinais, a inclusão de alunos surdos em turma regular, a importância da utilização de recursos visuais e concretos na aquisição de conceitos matemáticos na interpretação e na resolução de problemas no contexto do aluno. Espera-se que o professor articule a teoria Matemática à tecnologia, à utilização de jogos e de materiais concretos, perpassando pelo conjunto de atividades apresentadas”, destaca as autoras do projeto.

Matemática Financeira: uma educação para o consumo consciente

Autores: Gabriel Felipe Aguiar dos Santos e Samara Silva Costa
Avaliadores: Prof. MSc. Jose Ivaldo A. de Lucena (orientador) e Profa. Dra. Erondina Barbosa da Silva.

O trabalho apresenta a importância da Educação Financeira no currículo escolar. “A taxa de endividamento vem tornando-se algo constante nas famílias brasileiras. A compra por impulso alinhada à falta de planejamento financeiro são fatores que estão contribuindo para a elevação dia após dia dessa taxa. Nessa perspectiva, a Educação Financeira, que não está relacionada apenas como ato de poupar ou de investir, mas também em ter qualidade de vida no presente e no futuro, tem ganhado importância dentro do currículo escolar, pois começa a promover a conscientização financeira na base da sociedade, que é o estudante. O governo contribuiu para essa questão ao implementar a Estratégia Nacional de Educação Financeira, como uma política de caráter permanente. Com isso, trabalhar o conteúdo de Matemática Financeira de forma lúdica com os alunos é uma forma interessante de educar para o consumo consciente, pois o que eles aprendem na escola, levam para casa, tornando, assim, a Educação Financeira culturalmente aceita e vivenciada no ambiente familiar”, frisaram os autores.



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital